Em Sousa, professor de Química facilita aprendizado ao produzir sabões e detergentes em plena sala de aula
O professor tem mostrado que é possível promover uma educação de mudanças e incluir todos os estudantes, inclusive aqueles desmotivados a estudar ou que apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos da disciplina
Um professor de Química da Escola Estadual Dr. Thomaz Pirez, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, Marcos Gomes, criou um projeto que produz em sala de aula, sabões e detergentes.
Como todo bom professor, Marcos preza pela relação conteúdo escolar e cotidiano do estudante para um ensino eficiente e que envolva todos os estudantes. Assim tem sido em suas aulas através do projeto “O Ensino de Química e a produção de sabões e detergentes: uma abordagem prática para o aprendizado”.
O professor tem mostrado que é possível promover uma educação de mudanças e incluir todos os estudantes, inclusive aqueles desmotivados a estudar ou que apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos da disciplina.
O docente faz uso das atividades experimentais através da produção de sabões e detergentes para focar em temáticas do Ensino de Química com abordagem multidisciplinar e do cotidiano dos estudantes como: ácidos e bases, pH, reações químicas, substâncias e misturas, solubilidade, reaproveitamento de materiais, cálculos estequiométricos, razão e proporção, porcentagem, empreendedorismo, entre outros.
LEIA TAMBÉM:
“Aqui nós produzimos sabões, detergentes, desinfetantes e outros materiais utilizados na limpeza, e o mais importante é que muitos materiais que seriam descartados no lixo são aproveitados na fabricação dos produtos a exemplo do óleo de fritura que ao ser descartado nas pias, poderia causar entupimento e poluição das águas, e as garrafas plásticas que em vez de serem jogadas no lixo, são aproveitadas para armazenamento dos produtos”, explicou o professor.
“A maior parte dos materiais utilizados na produção é alternativo como colher de madeira e baldes plásticos, e todo o processo é manual, o que possibilita maior engajamento dos estudantes”, completou.
“Além de ser uma aula descontraída, nos mostra como a Química está relacionada ao nosso dia a dia e também como podemos usá-la ao nosso favor”, comentou a aluna Eduarda Mamedio, de 17 anos, que acrescentou ainda que aprendeu também outros conceitos não só da Química, mas de matemática e da vida cotidiana.
Vale ressaltar, segundo o professor, que além de aprenderem muitos dos conteúdos escolares nas aulas experimentais, os estudantes também levam parte do material fabricado para uso em casa e outra parte é utilizada na limpeza e higienização da escola.
Marcos Gomes é licenciado em Química com pós graduação em educação em direitos humanos, neurociência e física da consciência e educação inclusiva e social .
Saiba mais sobre o professor Marcos Gomes em @marcosgomesprof. Clique aqui e acesse o Instagram da Escola Estadual Dr. Thomaz Pirez, em Sousa-PB.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário