Em Sousa, professor de Química facilita aprendizado ao produzir sabões e detergentes em plena sala de aula
O professor tem mostrado que é possível promover uma educação de mudanças e incluir todos os estudantes, inclusive aqueles desmotivados a estudar ou que apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos da disciplina
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Um professor de Química da Escola Estadual Dr. Thomaz Pirez, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, Marcos Gomes, criou um projeto que produz em sala de aula, sabões e detergentes.
Como todo bom professor, Marcos preza pela relação conteúdo escolar e cotidiano do estudante para um ensino eficiente e que envolva todos os estudantes. Assim tem sido em suas aulas através do projeto “O Ensino de Química e a produção de sabões e detergentes: uma abordagem prática para o aprendizado”.
O professor tem mostrado que é possível promover uma educação de mudanças e incluir todos os estudantes, inclusive aqueles desmotivados a estudar ou que apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos da disciplina.
O docente faz uso das atividades experimentais através da produção de sabões e detergentes para focar em temáticas do Ensino de Química com abordagem multidisciplinar e do cotidiano dos estudantes como: ácidos e bases, pH, reações químicas, substâncias e misturas, solubilidade, reaproveitamento de materiais, cálculos estequiométricos, razão e proporção, porcentagem, empreendedorismo, entre outros.
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“Aqui nós produzimos sabões, detergentes, desinfetantes e outros materiais utilizados na limpeza, e o mais importante é que muitos materiais que seriam descartados no lixo são aproveitados na fabricação dos produtos a exemplo do óleo de fritura que ao ser descartado nas pias, poderia causar entupimento e poluição das águas, e as garrafas plásticas que em vez de serem jogadas no lixo, são aproveitadas para armazenamento dos produtos”, explicou o professor.
“A maior parte dos materiais utilizados na produção é alternativo como colher de madeira e baldes plásticos, e todo o processo é manual, o que possibilita maior engajamento dos estudantes”, completou.
“Além de ser uma aula descontraída, nos mostra como a Química está relacionada ao nosso dia a dia e também como podemos usá-la ao nosso favor”, comentou a aluna Eduarda Mamedio, de 17 anos, que acrescentou ainda que aprendeu também outros conceitos não só da Química, mas de matemática e da vida cotidiana.
Vale ressaltar, segundo o professor, que além de aprenderem muitos dos conteúdos escolares nas aulas experimentais, os estudantes também levam parte do material fabricado para uso em casa e outra parte é utilizada na limpeza e higienização da escola.
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Conforme o docente, o foco é ensinar as temáticas do Ensino de Química com abordagem multidisciplinar e do cotidiano dos estudantes – Foto: divulgação
Marcos Gomes é licenciado em Química com pós graduação em educação em direitos humanos, neurociência e física da consciência e educação inclusiva e social .
Saiba mais sobre o professor Marcos Gomes em @marcosgomesprof. Clique aqui e acesse o Instagram da Escola Estadual Dr. Thomaz Pirez, em Sousa-PB.
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