VÍDEO: Engenheiro alerta sobre cuidados na hora de construir imóveis para não correr risco de despesas futuras
O profissional explicou que é costumeiro haver muitos problemas em imóveis anos após as construções, os quais são chamados de falha no desempenho. Fernando é especialista e está concluindo o doutorado na área de inspeção
No programa Diário News desta semana, o engenheiro e professor do IFPB – Campus Cajazeiras, Fernando Figueiredo, tratou sobre o tema, Engenharia Diagnóstica, que segundo ele, é a área de manifestações patológicas de problemas que existem nos imóveis, principalmente nos programas de habitação e de financiamento imobiliário.
O profissional explicou que é costumeiro haver muitos problemas em imóveis anos após as construções, os quais são chamados de falha no desempenho. Fernando é especialista e está concluindo o doutorado na área de inspeção.
“As casas são os pacientes e as manifestações patológicas são justamente as doenças que os imóveis apresentam”, ilustrou.
LEIA TAMBÉM:
Fernando explicou que quando uma construção é edificada de maneira tecnicamente errada, os proprietários acabam tendo maiores despesas com o decorrer do tempo, visto que, os problemas aparecem com anos subsequentes.
“A gente trabalha com desempenho. Quando você compra um imóvel novo, é direito seu trabalhar para que ele venha com 100% de desempenho, que minha área é justamente ver o quanto de desempenho foi decaindo. Se você pega um imóvel já com problema, então você já não começa mais com 100%, ele já começa de baixo o desempenho, e já começa uma série de problemas”, disse.
REGRA DOS CINCO
O engenheiro explicou que há uma regra conhecida como: Regra dos Cinco, ou seja, é uma explicação científica de que quando alguém faz a fundação de um imóvel mal feita, dependendo da situação e do tempo que for feito o reparo, poderá ser gasto muitas vezes mais.
“A regra é justamente esta, é uma regra científica, e ai dependendo da área, na fase de projeto, na fase de execução, na fase de reparo, você vai gastando múltiplos de 5, por exemplo: 5 vezes o que você gastou inicialmente, 25 vezes o que você gastou inicialmente, então o gasto é bem oneroso realmente para se consertar algo que foi feito errado”, frisou.
O professor falou sobre vários problemas estruturais que surgem nas casas por serem construídas erradamente. Ele citou infiltrações em paredes, e casos que chegam a afetar concretos e até o próprio aço dentro do concreto. Assista o vídeo que está no topo do texto e veja com detalhes as explicações do professor e engenheiro, Fernando Figueiredo.
SAIBA MAIS SOBRE FERNANDO FIGUEIREDO
Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as segundas-feiras do programa Diário News da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal Diário de Obras.
Para saber mais sobre o profissional, basta segui-lo no Instagram: @fernandofigueiredos ou se inscrever em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário