header top bar

section content

VÍDEO: Com guloseimas e brinquedos, professores promovem a alegria de crianças em comunidades ciganas de Sousa

"Muita gente colabora", disse o idealizador do evento, ao explicar como são feitas as doações para realizar a festa das crianças. Ele falou do quanto é satisfatório poder contribuir para a alegria dos pequeninos

Por Luiz Adriano

12/10/2023 às 12h20 • atualizado em 12/10/2023 às 14h57

A reportagem da TV Diário do Sertão conversou com os organizadores da ação social que é promovida pelo movimento ‘Viva Luizinha’, da cidade de Sousa, a qual é realizada em parceria com a escola Irmã Iraides, localizada no bairro Sorrilandia 3.

O evento realizou a alegria das crianças em comunidades Ciganas da cidade de Sousa. A ação social aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) e distribuiu sacolinhas com guloseimas para os pequenos das comunidades ciganas: Várzea das Almas, Sousa 1 e Sousa 2, Comunidade Piolho e Sorrilandia 2 e 3.

O idealizdor do projeto é o professor e assistente social, João Bosco Araújo, o qual mantém como um voto de promessa para promover o Dia das Crianças nas comunidades ciganas, e há 15 anos realiza a alegria dos pequeninos. Devoto de ‘Santa Sara’, que segundo o docente, é a protetora dos ciganos, ele procura todos os anos cumprir com sua devoção. João enfatizou sua admiração pelo povo cigano.

“Minha história começa há 15 anos quando eu conheci o povo cigano e vim para cá trabalhar com eles […]. Muitas pessoas passam, pesquisam e vão embora, mas eu vim, fiquei e criei raízes […]. Santa Sara é a protetora dos ciganos e é protetora dos excluídos, dos perseguidos, dos maginalizados como ela foi, então, eu como ativista LGBT, também me incluo nesse grupo”, destacou.

“Muita gente colabora”, disse o professor ao explicar como são feitas as doações para realizar a festa das crianças. Ele falou do quanto é satisfatório poder contribuir para a alegria dos pequeninos. “A gente sai daqui cheio de vida por está fazendo esta obra”, relatou.

Idealizdor do projeto, professor e assistente social, João Bosco Araújo – foto: Bruno Rafael

A professora e ativista cigana, Marcilania Gomes, também conversou com o repórter Bruno Rafael e falou da parceria com o professor João Bosco Araújo.

“A nossa parceria vem de anos. A gente firmou essa amizade, ele sempre se compadeceu da situação em que as comunidades ciganas estavam e estão ainda. A gente [os ciganos], avançamos em alguns sentidos, em outros a gente precisa avançar bastante”, explicou.

A docente disse que a ideia de levar a campanha para a escola, a qual atende as quatro comunidades ciganas presentes em Sousa, tem surtido efeito.

“Esse sacolão que a gente preparou com muito carinho para as crianças, vai fazer a felicidade de muitos, não só das crianças ciganas, mas de todas as crianças que são atendidas na nossa escola”, pontuou.

Dezenas de crianças compareceram no evento que foi realizado na manhã desta quarta-feira (11) – foto: Bruno Rafael

O professor e ativista cigano, Pedro Bernadone, que é esposo de Marcilania Gomes, falou sobre a educação da cultura cigana na escola. Veja a entrevista completa no vídeo que está no topo do texto.


VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: