VÍDEO: Engenheiro indica como construir residências com materiais adequados para altas temperaturas
O engenheiro e professor do IFPB de Cajazeiras, Fernando Figueiredo, explica por exemplo que casas com laje podem melhorar a térmica e a acústica, desde sejam utilizados materiais e técnica adequadas
No programa Diário News desta semana, o engenheiro e professor do IFPB – Campus Cajazeiras, Fernando Figueiredo, deu dicas de construção civil para adequar residência às altas temperaturas.
Fernando explica que casas com laje podem melhorar a térmica e acústica, desde sejam utilizados materiais e técnica adequados.
“Você pode incorporar na laje materiais que diminuam a temperatura e melhorem a qualidade que essa estrutura tem. Inclusive, as faculdades fazem muitos estudos sobre isso, a incorporação de materiais ao concreto e às argamassas para melhorar essas qualidades construtivas”, ele orienta.
Fernando também esclarece que telhas cerâmicas são cada vez menos utilizadas em construções e estão se tornando material artesanal. Já as telhas de metal, essas sim, estando adequadas a outro material, podem reduzir emissão de calor.
“Hoje em dia não se aplica mais [telha cerâmica] pela forma de construção em si. Demora. É um método artesanal, então você precisa de uma trabalhabilidade bem maior. Hoje você já tem esse material industrializado, tem telhas que são tão bonitas quanto a cerâmica, inclusive imita, faz uma representação que quem vê, não sabe diferenciar e é muito mais fácil de instalar”, diz ele.
VEJA TAMBÉM: Engenheiro aponta problemas de acessibilidade em muitas calçadas de Cajazeiras
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário