header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro fala sobre desabamento de prédios e alerta para perigo de desabamento em Cajazeiras

Fernando Figueiredo apontou os fatores que podem levar um prédio a cair e como observar se há algum problema na construção

Por Diário

16/07/2023 às 15h00 • atualizado em 16/07/2023 às 15h24

Os casos de desabamento de prédios estão cada vez mais frequentes no Brasil. O engenheiro Fernando Figueiredo, colunista do programa Diário News, aproveitou o quadro Diário de Obras para falar sobre o assunto. Fernando explicou os fatores que podem causar um desabamento, citando como exemplo o caso recente do Recife.

“Recife é um lugar bem complicado de se construir. É uma região bem complexa, porque é bem conhecido como a Veneza brasileira, e algumas áreas ficam abaixo do nível do mar, o solo é de pântano, junta-se a isso a má organização urbanística, a idade do edifício e o estopim que foi as grandes chuvas”, disse o engenheiro.

Ele aponta como um fator cultural na construção a falta de procura por um profissional especializado para acompanhar as obras no Brasil, mas que são chamados apenas quando está em uma situação de calamidade.

Imagens de drone mostram destroços de prédio que desabou em Fortaleza (Foto: Gustavo Pollizzon/G1)

Fernando trabalha com a Engenharia Diagnóstica e afirmou que um prédio dá sinais de que vai desabar.

“O prédio a gente trata como um paciente e alguns materiais, o concreto armado por exemplo, é um dos melhores amigos porque ele avisa de verdade o que vai acontecer”, garantiu.

Segundo Fernando, os prédios tem um tempo de vida e vai ser cada vez mais comum os casos de desabamentos nas cidades mais antigas do Brasil.

“Posso garantir de forma técnica, que o Rio de Janeiro, Recife, Salvador, essas cidades especificamente, agora vão passar por graves problemas como esse, de abalo, de colapso estrutural, de morte de pessoas, infelizmente. E tem um motivo para isso, a gente já vê, o tempo, essas edificações chegaram no limite máximo de utilização, não teve a conservação devida e vão começar acontecer esses problemas”, ressaltou.

Rachaduras e infiltrações são motivos de muitas preocupações e devem ser vistoriadas, disse o engenheiro. “Isso é indício, realmente, de problemas, aí você tem que chamar os responsáveis técnicos ou pessoas que entendem do assunto para diagnosticar o tamanho do problema”.

Em relação ao prédios antigos de Cajazeiras e a possibilidade de um desabamento acontecer na cidade, Fernando destaca o antigo terminal rodoviário. “É perigoso o pessoal ficar transitando, inclusive já tem relatório do corpo de bombeiros condenando algumas partes”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: