VÍDEO: Engenheiro fala sobre desabamento de prédios e alerta para perigo de desabamento em Cajazeiras
Fernando Figueiredo apontou os fatores que podem levar um prédio a cair e como observar se há algum problema na construção
Os casos de desabamento de prédios estão cada vez mais frequentes no Brasil. O engenheiro Fernando Figueiredo, colunista do programa Diário News, aproveitou o quadro Diário de Obras para falar sobre o assunto. Fernando explicou os fatores que podem causar um desabamento, citando como exemplo o caso recente do Recife.
“Recife é um lugar bem complicado de se construir. É uma região bem complexa, porque é bem conhecido como a Veneza brasileira, e algumas áreas ficam abaixo do nível do mar, o solo é de pântano, junta-se a isso a má organização urbanística, a idade do edifício e o estopim que foi as grandes chuvas”, disse o engenheiro.
Ele aponta como um fator cultural na construção a falta de procura por um profissional especializado para acompanhar as obras no Brasil, mas que são chamados apenas quando está em uma situação de calamidade.
Fernando trabalha com a Engenharia Diagnóstica e afirmou que um prédio dá sinais de que vai desabar.
“O prédio a gente trata como um paciente e alguns materiais, o concreto armado por exemplo, é um dos melhores amigos porque ele avisa de verdade o que vai acontecer”, garantiu.
Segundo Fernando, os prédios tem um tempo de vida e vai ser cada vez mais comum os casos de desabamentos nas cidades mais antigas do Brasil.
“Posso garantir de forma técnica, que o Rio de Janeiro, Recife, Salvador, essas cidades especificamente, agora vão passar por graves problemas como esse, de abalo, de colapso estrutural, de morte de pessoas, infelizmente. E tem um motivo para isso, a gente já vê, o tempo, essas edificações chegaram no limite máximo de utilização, não teve a conservação devida e vão começar acontecer esses problemas”, ressaltou.
Rachaduras e infiltrações são motivos de muitas preocupações e devem ser vistoriadas, disse o engenheiro. “Isso é indício, realmente, de problemas, aí você tem que chamar os responsáveis técnicos ou pessoas que entendem do assunto para diagnosticar o tamanho do problema”.
Em relação ao prédios antigos de Cajazeiras e a possibilidade de um desabamento acontecer na cidade, Fernando destaca o antigo terminal rodoviário. “É perigoso o pessoal ficar transitando, inclusive já tem relatório do corpo de bombeiros condenando algumas partes”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário