header top bar

section content

VÍDEO: Animais de rua se proliferam em Sousa, e dona de abrigo faz apelo emocionado por ajuda

A ativista da causa animal, Nilza Fernandes, explicou que não tem mais espaço para resgatar novos animais. Ela também está à procura de alguém para trabalhar no abrigo

Por Priscila Tavares

09/05/2023 às 17h05

A reportagem da TV Diário do Sertão foi até o Abrigo Animais Sem Rumo, na cidade de Sousa, e conversou com a ativista da causa animal Nilza Fernandes, que falou da situação do abrigo. Ela explicou que precisam de ajuda e que não tem mais espaço para resgatar os animais, que estão até na sua casa.

“Não tem mais onde colocar, eu costumo dizer, uma pulga de um cachorro, quando as pessoas me pedem eu digo: eu só tenho uma maneira na vida, botar os cachorros aqui em cima e ir morar em baixo de uma ponte, virar uma sem teto”, disse.

Nilza contou que o abrigo está cheio de dívidas e que precisa de ajuda. Hoje o espaço abriga 200 animais e muitos estão com problemas de saúde, precisando de atendimento médico.

Abrigo Animais Sem Rumo, Sousa-PB (Foto: Reprodução/ TVDS)

Atualmente o Animais Sem Rumo se sustenta com o apoio do poder público municipal, de um doador anônimo e das doações, mas as dificuldades não param de aparecer.

“Eu recebo uma ajuda da Prefeitura de Sousa e de um anjo ali que eu não posso divulgar. Praticamente é com essas duas ajudas que eu recebo que eu estou sustentando o abrigo, o restante é pedindo, é implorando, é se humilhando. Muitas vezes eu recebo um animal muito sofrido, mas não uso ele para arrecadar dinheiro, porque isso não faz parte da minha índole. Mesmo assim, quando a gente publica e pede uma ajuda, a ajuda não chega. E eu faço muito sem divulgação, porque quando a gente divulga um pedido, ao invés das pessoas ajudarem, elas pedem mais”, disse a ativista.

Ela ressalta o desejo do controle dos animais de rua e a construção do abrigo, mas destaca a conscientização da população em relação aos animais como seu maior sonho.

“Meu desejo é, sim, construir meu abrigo, dar mais dignidade para os meus animais e também uma ajuda certa para todos que queiram trabalhar por esses seres tão inocentes. Mas o meu maior sonho é não haver mais sofrimento de animais nas ruas, as pessoas se conscientizarem que um animal sente dor, sente fome e sede, necessidade de carinho, sente medo e frio; as pessoas se conscientizarem a ajudar mais com um pouco de comida, um pouco d’água e também deixar de maltratar animais, porque é crime previsto em lei”, destacou.

Abrigo Animais Sem Rumo (Foto: Reprodução/ TVDS)

A ativista também está a procura de uma pessoa que tenha comprometimento e disponibilidade para trabalhar no abrigo. Ela oferece um salário mínimo com adicionais de domingos e feriados. Nilza procura alguém que se identifique com a causa animal para trabalhar de domingo a domingo alimentando os animais e mantendo a limpeza do abrigo.

Para ajudar o abrigo:

Caixa Econômica Federal
Agência: 0558
Conta: 000906845217-2
Jozenilza da Costa Fernandes

Banco do Nordeste
Agência: 053
Cc: 057738-4
CNPJ: 34.058.077/0001-34
Animais Sem Rumo

Caixa Pix – Jozenilza da Costa Fernandes
PIX:/CPF 467.436.004-82

Banco do Nordeste Pix
CNPJ: 34.058.077/0001-34
Animais sem rumo

Acompanhe o trabalho do Abrigo Animais Sem Rumo pelo instagram: @abrigoanimaissemrumo

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: