header top bar

section content

VÍDEO: Senador Marcelo Castro sobre atos golpistas: “Comprovou? Leva pra Justiça, independente do lado”

Ele disse que não sabe se o MDB será protagonista na CPMI ou se o senador Renan Calheiros vai ser o líder do governo. Mas garante que defenderá punição àqueles cujo envolvimento for comprovado

Por Jocivan Pinheiro

27/04/2023 às 15h06 • atualizado em 27/04/2023 às 15h11

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) é a favor da CPMI para investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro e punir os culpados, “independente de qualquer lado” político.

“O limite da liberdade de manifestação das pessoas é a Constituição, é a democracia. Esse limite não pode ser ultrapassado. Então, todos que participaram ou que incentivaram ou que financiaram esses atos golpistas, têm que responder com os rigores da lei”, falou o senador.

Ele disse que não sabe se o MDB será protagonista na CPMI ou se o senador Renan Calheiros (MDB-AL) vai ser o líder do governo na comissão. Mas garante que defenderá punição àqueles cujo envolvimento nos atos golpistas for comprovado.

“Nós não podemos contemporizar com golpistas, com quem não respeita a Constituição, com quem não respeita o estado democrático de direito. A Justiça e a CPMI vão investigar a vão constatar. Comprovou? Então leva para a Justiça, independente de qualquer lado. Quem tiver culpa, que arque com as consequências dos seus atos. Quem não tiver, evidentemente está livre”.

As invasões e depredações dos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro já estão sendo investigadas no âmbito jurídico pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com a Polícia Federal. Contudo, Castro considera a apuração da CPMI necessária por ser uma resposta política aos atos.

“São coisas que ocorrem paralelamente, mas não inibem nem anulam a outra. Eu entendo que há necessidade da CPI porque é um ato político que vai mostrar para a opinião pública, de maneira escancarada, quem participou desse golpe e, sobretudo, quem financiou”.

BRASÍLIA EM DESTAQUE – Durante a semana, a TV e Rede Diário do Sertão, o portal MaisPB e a Blog do Levi realizam uma cobertura especial da semana agitada na capital federal, com a instalação da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro.

Petson Santos, José Dias Neto, Levi Dantas e Wallison Bezerra entrevistam deputados e senadores paraibanos e repercutem com eles os principais fatos nacionais e traz os olhares da Paraíba sobre os assuntos na pauta principal do Congresso Nacional.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: