header top bar

section content

VÍDEO: Vereador denuncia falta de soro antiofídico e ambulância em hospital de Itaporanga; diretor esclarece

A denúncia veio à tona quando um paciente deu entrada no hospital de Itaporanga após ser picado por uma cobra. Segundo o vereador, não havia soro antiofídico nem ambulância do próprio hospital para transferir o homem para Patos

Por Luis Fernando Mifô

28/03/2023 às 19h07 • atualizado em 28/03/2023 às 19h12

O vereador Márcio Rodão (DEM) procurou a TV Diário do Sertão para denunciar que o Hospital Distrital de Itaporanga, no Vale do Piancó, Sertão do estado, não tem soro antiofídico e está sem ambulância para transferir pacientes.

A denúncia veio à tona quando um paciente deu entrada no hospital de Itaporanga após ser picado por uma cobra. Segundo o vereador, não havia soro antiofídico nem ambulância do próprio hospital para transferir o homem para Patos, por isso foi preciso a Secretaria de Saúde de Itaporanga disponibilizar uma unidade móvel do município.

“É mais uma pessoa no Vale do Piancó que é picada por cobra. Nós não temos soro antiofídico no hospital de Itaporanga, nós não temos transporte no hospital de Itaporanga. Há mais ou menos um mês tem um requerimento de minha autoria pedindo que esse soro volte a ser distribuído na cidade de Itaporanga para ser ofertado à população do Vale do Piancó. Ainda não fomos atendidos, mas espero que, pela audiência que tem o Diário do Sertão em toda Paraíba, possa chegar até o governador”, falou o vereador.

Hospital de Itaporanga (Foto: Divulgação)

Resposta da direção do hospital

A TV Diário do Sertão também falou com o novo diretor do Hospital Distrital de Itaporanga, Samuel Ronney, que está há cerca 15 dias no cargo. Ele explicou que o soro antiofídico será disponibilizado, mas o hospital está aguardando visita técnica para avaliar se o setor onde o produto será armazenado está devidamente preparado.

“Nós estávamos apenas organizando o setor porque ele necessita de um equipamento específico. O local onde vai ficar armazenado será a nossa farmácia, com controle do farmacêutico. Faltam apenas detalhes, a visita técnica para olhar se o local é adequado, porque nós não podemos fazer as coisas da forma que a gente quer, mas sim da forma que tem que ser”, afirma o diretor.

O diretor negou que esteja faltando medicamentos no hospital e esclareceu que a ambulância foi mandada para manutenção em João Pessoa e ainda não retornou. Enquanto isso, o hospital conta com a colaboração das unidades móveis dos municípios .

Samuel Ronney conta que ao assumir a direção do hospital de Itaporanga, fez fez um ‘diagnóstico das falhas e fragilidades’ da unidade para melhorar os processos. “Tenho total convicção que vamos modificar a estrutura do hospital e fazer com que ele atenda cada vez melhor  nossa população”, disse.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: