header top bar

section content

VÍDEO: Da perda da mãe à luta contra o câncer, ativista Nilza Fernandes emociona ao relatar vida de superações

O repórter Bruno Rafael iniciou uma série de entrevistas especiais com mulheres que têm trajetórias de vida marcadas por superações e lições inspiradoras. E já neste primeiro capítulo a emoção tomou conta da entrevistada e também do entrevistador

Por Jocivan Pinheiro

07/03/2023 às 20h12 • atualizado em 07/03/2023 às 20h17

O repórter Bruno Rafael iniciou nesta terça-feira (07) uma série de entrevistas especiais com mulheres que têm trajetórias de vida marcadas por superações e lições inspiradoras, apesar das dores do percurso. No primeiro capítulo da série ‘Mulheres Fortes’, a emoção tomou conta da entrevistada e também do entrevistador.

Bruno bateu um papo com a contadora Nilza Fernandes, 59 anos, que é mais conhecida na cidade de Sousa pela sua luta em defesa dos animais. Quem conhece a militância de Nilza nesta causa, sabe da sua força de vontade e do seu entusiasmo para ir até o fim na defesa dos direitos dos bichos. Mas poucos, até então, sabiam que a causa animal também a salvou.

A trajetória de Nilza, desde à infância, sempre foi marcada por superações. Primeiro ela teve que conviver com o comportamento agressivo do pai. Ela admite, inclusive, que temia que ele chegasse a matar a sua mãe, dona Adelita. No entanto, quem acabou sendo assassinado foi ele, quando Nilza tinha cerca de 12 anos de idade. A partir dessa tragédia, dona Adelita se tornou “mãe e pai” de Nilza, e a relação das duas se estreitou cada vez mais.

Outro momento que impactou a vida de Nilza foi quando, em 2015, ela foi diagnosticada com câncer. Ao lembrar da luta contra a doença, ela não contém as lágrimas. “Só quem passa por um câncer tem a autoridade de falar a dor e o pavor que a gente sente. Por quinze dias eu simplesmente chorava, não conseguia dormir, não conseguia aceitar”.

Nilza e sua mãe, dona Adelita (Foto: Bruno Rafael/TV Diário do Sertão)

Em 2016, durante a quimioterapia, Nilza sofre outro duro golpe. Sua mãe, que era acometida pelo Alzheimer, faleceu. Por causa da perda, Nilza chegou a interromper o tratamento de câncer porque havia perdido o propósito de vida. Mas ela foi convencida por amigos e familiares a retomar.

“Foi minha maior dor. Eu me revoltei contra Deus porque eu não entendia que no momento que eu mais sofria, Deus me tirou tudo que eu amava na minha vida, que era minha mãe. Eu cuidava dela como se ela fosse meu bebezinho, e ela se foi”, relata emocionada.

Nesse momento da conversa, o repórter Bruno Rafael também se emocionou bastante porque a mãe dele foi diagnosticada com câncer e também vai iniciar o tratamento.

Nilza fundou a ONG Animais sem Rumo (Foto: Arquivo Pessoal)

Encontrou força com os animais

O amor de Nilza pelos animais também se traduz em gratidão, afinal de contas ela ressalta ter encontrado na causa animal a força para continuar vivendo após perder a mãe. Ela, então, fundou a ONG Animais sem Rumo e se tornou a principal militante da região.

“Encontrei na causa animal a força que eu precisava para continuar vivendo, preencheu o vazio que minha mãe deixou. Não que preencheu de um tudo, porque mãe é única. Tem uma frase popular que é muito verdadeira que diz que quando uma mãe da gente se vai, parte da nossa história e da nossa vida vai junto, porque tem coisas que só ela sabia responder”, diz.

Mensagem para outras mulheres com câncer

“Sejam fortes, sejam guerreiras, é um vento que está passando nas suas vidas como passou na minha. Entreguem sua dor, que é grande, a Deus e descansem. Confiem no Deus que muda vidas e reescreve histórias, porque eu creio que o último capítulo dessa história que sua mãe está passando [a mãe de Bruno] e que muitas estão passando será de vitória, será de saúde e paz”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: