header top bar

section content

VÍDEO: João Azevêdo diz que aprendizado entre estados do Nordeste permite ‘copiar’ programas que dão certo

Durante o encontro de governadores do Nordeste em João Pessoa, o governador da Paraíba e atual presidente do Consórcio Nordeste citou o sucesso de programas sociais do Governo da Paraíba, com destaque para "Tá na Mesa" e "Opera Paraíba"

Por Luis Fernando Mifô

20/01/2023 às 16h46 • atualizado em 20/01/2023 às 16h53

Durante a coletiva de imprensa do encontro de governadores do Nordeste em João Pessoa nesta sexta-feira (20), o governador da Paraíba João Azevêdo (PSB), atual presidente do Consórcio Nordeste, foi indagado pelo repórter Luiz Adriano, da TV Diário do Sertão, se pretende apresentar para os demais governadores da região e para o presidente Lula (PT) o sucesso de programas sociais do governo da Paraíba, com destaque para os programas “Tá na Mesa” e “Opera Paraíba”. Azevêdo respondeu que é comum entre os governadores absorver ‘aquilo que está dando certo’ nos outros estados.

“Essa troca de experiências que acontece dentro do Consórcio permite, sim, que programas como esses que nós temos na Paraíba possam ser replicados, da mesma forma que nós pegamos o programa ‘Maranhão que Acolhe’ e implantamos aqui na Paraíba. Essa troca de informações sobre projetos exitosos é o que norteia, principalmente, o Consórcio Nordeste”, disse o governador.

João Azevêdo lembrou que essa troca de experiências entre os estados foi muito importante no enfrentamento à pandemia. “A prática em determinados hospitais começava a dar resultado, a gente passava essa informação através do comitê científico e era adotada em outros estados. É compartilhando o aprendizado que a gente vai continuar fazendo”, frisou.

Tá na Mesa – O prgrama foi criado com o objetivo de melhorar as condições nutricionais das famílias de baixa renda, dos trabalhadores informais e da população em situação de vulnerabilidade social, além de fomentar a rede de comércio de alimentação dos municípios da Paraíba, bem como toda a cadeia de abastecimento e fornecimento de suprimentos, a exemplo de produtores rurais e orgânicos, produtores de descartáveis, rede atacadista de distribuição de alimentos e outras atividades afins.

Municípios acima de 5 mil habitantes fazem convênio com o Governo do Estado para oferecer à população carente 200 refeições diárias ao preço de R$ 1,00. O programa é gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), responsável pela contratação das empresas fornecedoras e pelo disciplinamento da execução do programa.

Opera Paraíba – O programa chegou ao mês de dezembro de 2022 com a meta de 20 mil cirurgias eletivas superada. Somados ao número de procedimentos realizados desde o início do programa, já são mais de 32 mil procedimentos.

No total, o programa está presente em 23 hospitais da rede estadual espalhados por todas as regiões da Paraíba. Além de cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, oftalmológicas e da otorrinolaringologia, outras especialidades foram acrescentadas à lista de procedimentos já oferecidos. Agora o programa também realiza cirurgias bariátricas, ortopédicas (de média e alta complexidade), de proctologia e vascular.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: