header top bar

section content

VÍDEO: Lágrimas e homenagens de familiares marcam velório e sepultamento de Cavalcante Fotógrafo em Cajazeiras

De sorriso fácil, gentileza fora do comum e sensibilidade extraordinária, Cavalcante lutou até o fim. O cajazeirense faleceu no Hospital Regional de Cajazeiras após piora em seu quadro clínico aos 56 anos

Por José Dias Neto

03/01/2023 às 21h11

Através de suas lentes, o fotógrafo cajazeirense José Cavalcante Júnior eternizou momentos históricos e escreveu seu nome na memória de várias gerações, tanto que assumiu seu ‘segundo sobrenome’ como fotógrafo, sendo chamado como ‘Cavalcante Fotógrafo’.

De sorriso fácil, gentileza fora do comum e sensibilidade extraordinária, Cavalcante lutou até o fim. Nem mesmo o diagnóstico de câncer hepático em setembro de 2021 o fez desistir. Toda semana viajava para João Pessoa realizando o tratamento no Hospital Napoleão Laureano, nas mais fortes quimioterapias. Apesar das fragilidades, Cavalcante sempre manteve sua fé inabalável.

Mesmo já debilitado pelo problema de saúde, Cavalcante compareceu à feira de empreendimentos Cajazeiras Expo Negócios 2022 e em entrevista a TV Diário do Sertão disse: “Deus é maravilhoso. Diante do meu problema, Ele é muito maior, porque Ele tem o poder de curar. Eu não tenho pedido pra Ele me curar porque Ele sabe, Ele tem os propósitos Dele. Ele tem o poder de curar, tem o poder de renovar, mas a bênção maior é saber que, antes de tudo, a gente pode contar com ele perto da gente”, disse o fotógrafo.

José Cavalcante. Foto: Diário do Sertão

Nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro, Cavalcante faleceu aos 56 anos no Hospital Regional de Cajazeiras. Seu velório reuniu dezenas de amigos e familiares sendo marcado pela comoção.

Último adeus ao fotógrafo Cavalcante Júnior comove familiares e amigos em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

Impossibilitada de estar no velório, a mãe de Cavalcante, dona Maria do Socorro, nos seus 85 anos, com deficiência visual, teve que se despedir do seu filho caçula através de um bilhete com a mensagem: ‘’Hoje papai do céu recebe meu filho amado, o meu caçula. Meu filho não mais te enxergo fisicamente, mas saiba que você mora no meu coração. Basta fechar os olhos que eu te sinto. Com muito amor, mamãe’’.

Bilhete da mãe de Cavalcante foi lido por familiares durante o velório. Foto: Diário do Sertão

Após as homenagens, o corpo de Cavalcante foi sepultado no cemitério Coração de Maria.

Último adeus ao fotógrafo Cavalcante Júnior comove familiares e amigos em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

ÚLTIMA ENTREVISTA

No dia 07 de dezembro de 2022, Cavalcante prestou sua última entrevista na imprensa. Foi no programa Diário News, da TV Diário do Sertão, com o apresentador Moisés Conrado. Naquela ocasião ele fez uma retrospectiva da sua carreira e contou histórias marcantes registradas pelas suas lentes

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Em setembro de 2022, Cavalcante realizou uma exposição fotográfica em Cajazeiras com o tema “Remexendo memorias: 100 anos de história fotográfica em Cajazeiras”, onde ele destacava as trajetórias e os perfis de vários fotógrafos importantes para a profissão. A exposição foi instalada no Espaço Cultural Eliézer Rolim e recebeu familiares e amigos dos fotógrafos homenageados.

Último adeus ao fotógrafo Cavalcante Júnior comove familiares e amigos em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

RAÍZES FAMILIARES

Cavalcante era filho do também fotógrafo José Cavalcante e de Maria do Socorro Cavalcante. Iniciou na profissão em 1987, tendo como primeiro mestre o fotógrafo Airton Pinto, proprietário do primeiro laboratório de revelação de fotos em cores de Cajazeiras, onde desempenhava a função de lavar e colocar as fotografias para secar. Em seguida iniciou na arte de fotografar e foi aí que decidiu que essa seria a profissão de sua vida.

Último adeus ao fotógrafo Cavalcante Júnior comove familiares e amigos em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: