header top bar

section content

VÍDEO: Aliados de Tyrone abandonam sessão, mas Novinho de Carlão é eleito presidente da Câmara de Sousa

Após a eleição, Novinho revelou ao repórter Bruno Rafael, da TV Diário do Sertão, que os vereadores que decidiram apoiar a sua candidatura foram 'torturados' e 'ameaçados'

Por Jocivan Pinheiro

07/12/2022 às 22h21 • atualizado em 07/12/2022 às 22h33

Após uma semana de turbulências entre os poderes Legislativo e Executivo, o vereador Novinho de Carlão (PDT) foi eleito, nesta quarta-feira (07), presidente da Câmara Municipal de Sousa para o próximo biênio 23/24. Ao seu lado, Novinho terá a vereadora Lana Dantas (REDE) como vice-presidenta. Completam a mesa os vereadores Assis Estrela (PDT) e Alan de Bastos (PP) como 1° e 2° secretários respectivamente.

A votação que garantiu a Novinho de Carlão a presidência para o próximo biênio foi marcada pelas ausências dos seis vereadores do PTB que são aliados do prefeito Fábio Tyrone (Cidadania). Após participarem das duas primeiras sessões, cinco deles deixaram a casa legislativa (apenas Aldeone Abrantes não compareceu à Câmara nesta quarta). Essa atitude dos vereadores do prefeito indica que agora a Câmara está dividida em dois grupos: o de Novinho, com nove aliados, e o de Fábio Tyrone, com seis.

Ao todo foram três sessões. A primeira e a segunda tiveram, respectivamente, a votação de doações de terras para os moradoes do Assentamento Lampião e a votação da suplementação orçamentária do município para 2023. Nessas duas sessões iniciais, estiveram presentes cinco dos seis vereadores que compõem o PTB (Eugênio Rodrigues, Diogenes Ferreira, Juninho de Zilda, Roberto Freire e Denis Formiga). Na terceira sessão ocorreu finalmente a eleição que consagrou Novinho de Carlão como novo presidente.

Novinho de Carlão e a vice-presidente Lana Dantas (Foto: Bruno Rafael / TVDS)

Novinho insistiu na candidatura alegando que o prefeito Fábio Tyrone teria feito um acordo com ele dando-lhe a garantia de ser candidato a presidente para o próximo biênio. Já Tyrone nega e diz que o acordo era para que o próximo candidato fosse indicado pelo PTB. Após a eleição, Novinho revelou ao repórter Bruno Rafael, da TV Diário do Sertão, que os vereadores que decidiram apoiar a sua candidatura foram ‘torturados’ a ‘ameaçados’.

“O sentimento nessa Câmara hoje foi de democracia, foi de independência. Eu acho que esse grito estava engasgado há muitos anos. A história de Sousa ganhou um novo capítulo hoje. Acredito que esse grito aqui nunca aconteceu. A Câmara hoje é uma Câmara respeitada. A Casa Otacílio Gomes de Sá hoje, com esses nove vereadores, mudaram a história da cidade de Sousa e até mesmo da Paraíba”, falou Novinho de Carlão.

Após o fim da sessão, Novinho e vereadores do seu bloco fizeram uma visita ao ex-prefeito João Estrela, principal liderança do PDT no município. Já os cinco vereadores aliados do prefeito que saíram antes da eleição foram registrados numa foto tomando cerveja em um bar.

Após a sessão, Novinho fez uma visita ao ex-prefeito João Estrela (Foto: Redes Sociais)

Vereadores aliados do prefeito foram registrados tomando cerveja em bar (Foto: Redes Sociais)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: