VÍDEO: Engenheiro alerta sobre cuidados com construções em locais de risco durante períodos de chuvas
O profissional alertou que em casos de deslizamentos e inundações, as pessoas devem urgentemente entrar em contato com a Defesa Civil. Ele explicou os procedimentos que devem ser feitos quanto a construções
O engenheiro civil Fernando Figueiredo, durante sua participação no Quadro Diário de Obras, no programa Diário News da TV Diário do Sertão desta semana, enfatizou a questão das construções em locais de riscos e chamou atenção para o período chuvoso. Ele deixou um alerta para as pessoas quanto ao risco de inundações e deslizamentos que surgem com a chegada das chuvas.
TODA CONSTRUÇÃO NECESSITA DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL
Fernando Figueiredo explicou que o correto é só liberar para edificar um imóvel após alvará de licença para construção. Neste caso, segundo o profissional, o órgão público solicita alguns documentos, e um deles é o termo de responsabilidade técnica, que é a avaliação de um engenheiro ou um arquiteto.
LEIA TAMBÉM:
Alguns problemas foram citados pelo engenheiro. Um deles é quando pessoas conseguem alvará sem que haja um acompanhamento, o que seria um erro grave; outro seria a questão da negligência em construir em locais indevidos; e por último ele citou a lentidão burocrática brasileira no que diz respeito à fiscalização que geralmente demora anos para ser feita.
DEFESA CIVIL
Problemas comuns em tempos chuvosos, segundo o profissional, são infiltrações e alagamentos. Ele explicou que em casos graves é preciso urgentemente entrar em contato com a Defesa Civil, órgão que tem como objetivo se ater à segurança, principalmente em definir as zonas de riscos e informar aos moradores.
Conforme o engenheiro, os principais problemas que existem são em relação às enchentes e os deslizamentos que ocorrem em construções edificadas em locais indevidos.
CAJAZEIRAS
Em Cajazeiras, segundo Fernando, os bairros com mais probabilidades de alagamentos são os seguintes: Bairro do Cristo Rei, por ter construções em morros e locais elevados; Agrovila, devido ser uma área que não foi planejada; Campo do vaqueiro e Jardim Oásis. Ele falou que esses locais, quando chove acontecem problemas de inundação e falta de escoamento das águas.
SOLUÇÃO
De acordo com Fernando Figueiredo, quando o poder público fornece uma residência, geralmente é em um local distante, e as pessoas tendem a não querer ir, e insistem para não sair do lugar de perigo. Ele disse que quando passa as chuvas o povo esquece dos problemas e continuam a normalidade até chegar novamente o período chuvoso.
“Estamos agora iniciando um período chuvoso mais uma vez no Sertão. Fiquem atentos às recomendações da Defesa Civil. Todas as cidades tem essa área e ela é muito importante para definir as zonas de riscos e as pessoas que correm esse perigo com as enchentes”, ressaltou.
SAIBA MAIS SOBRE FERNANDO FIGUEIREDO
Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as segundas-feiras do programa Diário News da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal Diário de Obras.
Para saber mais sobre o profissional, basta segui-lo no Instagram: @fernandofigueiredos ou se inscrever em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.
Deixe seu comentário