header top bar

section content

Sobe para 31 os casos em investigação da Varíola dos Macacos na PB e o Sertão tem o 2º registro suspeito

Coremas, no Vale do Piancó, é a segunda cidade do Sertão da Paraíba que apresenta um caso suspeito da doença, a primeira foi Sousa

Por Luiz Adriano

12/08/2022 às 19h46 • atualizado em 12/08/2022 às 19h51

Imagem ilustrativa - reprodução/internet

Além de Sousa, o município de Coremas, no Vale do Piancó, é a segunda cidade do Sertão da Paraíba que apresenta caso suspeito da Varíola dos Macacos. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde atualizado na tarde desta sexta-feira (12).

Conforme a SES, em todo o estado são 31 casos sendo investigados. A maioria dos casos são em pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos. O maior número de registros é em João Pessoa. Até o momento apenas um caso foi confirmado, sendo de uma jovem de 22 anos, da Capital paraibana.

A DOENÇA

A Monkeypox é uma zoonose viral (vírus transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas semelhantes aos observados no passado em pacientes com varíola, porém com uma apresentação clínica de menor gravidade.

De acordo com os órgãos de saúde, o vírus poder ser passado de pessoa para pessoa e os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça e dores no corpo, dor nas costas, calafrios, cansaço, feridas na pele e gânglios inchados.

A orientação da SES é que em caso de surgimento de algum sintoma, a pessoa deve urgentemente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um Hospital Regional, caso tenha no município. O objetivo é fazer a coleta de material para investigar o caso.

Veja quais cidades tem casos sendo investigado da Monkeypox com dados atualizados na tarde desta sexta-feira (12):

Dados: Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: