header top bar

section content

VÍDEO: Professor explica fenômeno em que carros ‘sobem’ a Serra de Teixeira de ré em ponto morto

A experiência na Serra de Teixeira, que liga os municípios de Patos e Teixeira, no Sertão da Paraíba, intriga motoristas que passam pelo local

Por Jocivan Pinheiro

30/07/2022 às 15h56 • atualizado em 30/07/2022 às 15h57

Uma experiência na Serra de Teixeira, que liga os municípios de Patos e Teixeira, no Sertão da Paraíba, até hoje intriga motoristas que passam pelo local. É que os carros quando estão em ponto morto parecem que estão subindo uma ladeira de ré.

O professor de física Rosinaldo Farias explicou ao G1 que o fenômeno que ficou conhecido como “ladeira magnética” nada mais é que uma ilusão de ótica. Segundo ele, quando o carro parece estar subindo, na verdade ele está descendo.

“É o relevo do entorno da pista que faz com que ela pareça um declive. De um ponto a outro, constata-se que [eles] não têm a mesma altura. A de baixo é superior a de cima. O que parece subida, é descida”, explicou.

O professor diz que na maioria das vezes o horizonte não está visível, por isso não há referência para enxergar a inclinação da estrada.

“Quando o horizonte se encontra à vista, coisas como, por exemplo, árvores e postes também servem de referência visual, reforçando ali aquilo que acontece, é ilusão de ótica”, reforçou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: