VÍDEO: Professor cajazeirense diz que violência nas escolas é o resultado da convivência na sociedade
"Se nós temos uma sociedade violenta, física, psicológica, a violência em todas as suas manifestações, em todos os seus formatos, é claro que de alguma forma isso vai chegar na escola", destacou o docente
O professor Daniel Dantas, de Cajazeiras, participou do programa Balanço Diário desta segunda-feira (09) e tratou de um assunto de bastante relevância. Ele comentou sobre os principais motivos que geram violência e ameaças nas escolas.
Para o docente, a escola apenas reflete o que a sociedade é, ou seja, o professor explicou que a escola não é uma instituição à parte da vida das pessoas. Ele ressaltou que, se a sociedade é extremamente violenta, consequentemente os estudantes também tendem a seguir o mesmo sistema.
“Se nós temos uma sociedade violenta, física, psicológica, a violência em todas as suas manifestações, em todos os seus formatos, é claro que de alguma forma isso vai chegar na escola”, destacou o professor.
LEIA TAMBÉM:
DOENÇAS PSICOLÓGICAS
Outro ponto importante citado pelo docente, diz respeito à doenças psicossomáticas. Ele lembrou que a OMS apresentou um dado em 2020, que o Brasil é o país mais depressivo da América Latina.
Segundo o professor, a falta do cuidado com a doença pode gerar consequências inclusive de violência, podendo também acarretar no cotidiano escolar.
Entretanto, ele ressalta que a causa da violência nas escolas não é a depressão, a citação é apenas um exemplo entre vários fatores que podem resultar em tipos de violência.
“Doenças psicológicas que, se não trabalhadas, elas podem repercutir, elas podem aparecer de outras formas, porque quando a gente vai atrás de um caso de um aluno extremamente violento, extremamente agressivo, alguma coisa acontece com ele, então a gente precisa tomar muito cuidado com isso”, pontuou.
Veja o programa Balanço Diário desta segunda-feira (09) na íntegra:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário