VÍDEO: Presidente da APAA de Cajazeiras diz que mãe pode perceber Autismo ainda na 1ª infância
A edição do Balanço Diário foi voltada para destacar o 'Abril Azul' que faz referência ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
A presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cajazeiras e Região Circunvizinhas (APAA), Gerlândia Claudino, foi entrevistada no programa Balanço Diário na TV Diário do Sertão, na edição desta terça-feira (19). Na oportunidade, ela falou sobre o diagnóstico do autismo e disse que é possível os pais perceberem sinais desde a primeira infância, se seu filho pode ou não ter o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ela explicou que hoje o diagnóstico está bem mais precoce, “bem mais cedo”. Gerlândia relatou que descobriu o transtorno em um de seus filhos quando ele tinha 3 anos e 8 meses.
VEJA TAMBÉM
“Como o autismo já tem características próprias, os pesquisadores, os cientistas e muitos artigos científicos, já falam sobre isso, que por exemplo: a mãe ao dar de mamar a criança, a questão da visão, do fixar o olhar…”, detalhou.
Ela exemplificou que é possível ver o comportamento ainda na primeira infância como na questão do brincar, da interação social, do entregar um brinquedo ou até de dar um tchau. Segundo Gerlândia, em todas essas atitudes é possível perceber se há ou não uma certa dificuldade nas atitudes da criança
ABRIL AZUL
Este mês é dedicado para chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
APAA
A Associação de Pais e Amigos do Autista de Cajazeiras (APAA) faz um trabalho não só dentro do município de cajazeirense, mas envolve a Região. Em Cajazeiras, o local fica situado na rua Felismino Coelho, nº 216, no Centro da cidade. Para mais informações, basta acessar o Instagram da APAA.
O funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h40 as 11h, com atendimentos semanais pedagógicos durante uma hora com cada criança associada à APAA.
Veja na íntegra o programa Balanço Diário desta terça-feira (19):
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário