header top bar

section content

VÍDEO: Após fugir da guerra na Ucrânia, professor retorna à cidade de Sousa para ‘recomeçar’ a vida

Daniel Tavares da Silva, de 37 anos, era sócio de uma academia de artes marciais na Ucrânia e retornou à terra-natal poucos dias antes dos primeiros confrontos

Por Diário do Sertão com Blog do Levi

28/02/2022 às 14h02 • atualizado em 28/02/2022 às 14h13

O professor Daniel Tavares da Silva, de 37 anos, teve que deixar a Ucrânia poucos dias antes da guerra contra a Rússia e retornar ao seu lugar de origem para recomeçar a vida, pois deixou tudo no país europeu. Ele está na casa dos pais, na rua João Malvino Filho, Bairro Jardim Sorrilândia 1, na cidade de Sousa, sertão paraibano, desde o último dia 8.

Sócio de uma academia de artes marciais, Daniel retornou à terra-natal poucos dias antes dos primeiros confrontos na Ucrânia. Além do medo da guerra, o frio e a saudade da família – maior ainda após a morte do pai – contribuíram para o repentino retorno.

“Então eu disse: eu não vou ficar mais aqui, é muito perigoso; amigos ligando e falando, Daniel você tem que voltar, tem que sair daí. Eu resolvi sair”, frisou.


VEJA TAMBÉM

Governador determina plano de estratégia para repatriar 16 paraibanos que estão na Ucrânia

Professor Daniel Tavares teve que deixar a Ucrânia poucos dias antes da guerra (Foto: Arquivo Pessoal)

Ao Blog do Levi, o sousense falou também da preocupação de seus familiares na cidade de Sousa. Segundo Daniel, constantes pedidos para que ele voltasse ao Brasil eram feitos por seus parentes.

“Ligavam constantemente, mandavam mensagens, queriam que eu viesse logo. Estar sozinho em um lugar distante não é fácil”, disse.

Tavares afirmou, ainda, que 80% dos ucranianos inicialmente não acreditavam nos ataques russos, e que agora os militares não se sentem intimidados com o inimigo. Ele também afirmou que diariamente mantém contato com amigos de várias nacionalidades que continuam na Ucrânia.

Professor Daniel e sua família, já em casa, na cidade de Sousa (Foto: Arquivo Pessoal)

O sousense disse que, com o retorno ao Brasil, a academia ficou com o amigo Sergey Ygorovich, um soldado ucraniano que está lutando e teve que fechar o estabelecimento. Daniel revelou que agora vai ter que recomeçar.

“A gente perdeu praticamente tudo, não sei como vai ser essa ideia de recuperar de novo no futuro. Tive que abrir mão e começar do zero aqui no Brasil”, revelou.

A rotina de trabalho

O professor chegou a Kiev, capital da Ucrânia, no dia 4 de março do ano passado. De lá, foi morar ena pequena cidade de Karlivka, em Oblast de Poltava, cuja população chega a 18,000 mil habitantes, onde trabalhou presencialmente na Academia Champions dando aulas de karatê e defesa pessoal. Agora Daniel está dando aulas online como professor de português para uma plataforma ucraniana chamada Preply.

Uma mensagem em vídeo enviada pela pequena aluna de apenas 9 anos, marcou profundamente o professor Daniel neste feriado: “Oi Daniel, te desejo um bom feriado! Que você possa ter saúde e felicidade. Tchau Daniel!”, disse Sonya em vídeo.

Alunos da academia de Daniel, na Ucrânia (Foto: Divulgação)

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: