Até dia 8 de março, demandas pediátricas noturnas, em feriados e fins de semana serão atendidas no HUJB
Comissão de gestores de saúde se reuniram na AMASP e discutiram a melhor maneira de direcionar os atendimentos pediátricos dentro da rede neste momento
Uma comissão de gestores de saúde se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano (AMASP) para discutirem maneiras de direcionar os atendimentos pediátricos na rede de atenção à saúde da região polarizada por Cajazeiras.
Representantes do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), da Secretaria de Saúde de Cajazeiras e o reitor da UFCG, Antônio Fernandes, dialogaram acerca da possibilidade de formalizar novo contrato entre HUJB e Município, nos moldes de contratação pública, testemunhado pelo Ministério Público.
Antônio Fernandes apontou a necessidade urgente de organizar o serviço pediátrico no Pronto Atendimento (PA) do HUJB, em virtude da falta de profissionais médicos nesta especialidade. Segundo o reitor, muitos pediram exoneração e os que foram convocados via edital de concurso (total de 150) não assumiram o cargo.
Além disso, Antônio Fernandes alegou que os profissionais médicos que ainda estão trabalhando “sentem a necessidade de readequação da finalidade do tipo de serviço [média e alta complexidade], direcionando os casos mais simples para os serviços da Atenção Primária, de responsabilidade dos municípios”.
VEJA TAMBÉM
Jovem da zona rural peregrina em busca de atendimento e lamenta caos na saúde de Cajazeiras
Secretária de Cajazeiras pede mais tempo
Mychelle Noleto, secretária de Saúde de Cajazeiras, solicitou mais tempo para os municípios readequarem os serviços, principalmente à noite, feriados e finais de semana, quando não têm como prestarem atendimentos, já que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não recebe essa demanda específica.
Ao final da reunião, foi definido que a Secretaria de Saúde de Cajazeiras redigiria um documento com a colaboração e assinatura de todos os membros da Comissão Intergestores Regional, com o compromisso de alinhar os atendimentos pediátricos, estabelecendo os fluxos corretos.
Ficou definido que até dia 8 de março, as demandas pediátricas noturnas, nos feriados e nos finais de semana serão acolhidas, classificadas conforme o risco e atendidas pela equipe assistencial e médico plantonista do HUJB para os devidos encaminhamentos.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário