header top bar

section content

VÍDEO: Moradores denunciam falta de médicos após fazerem ‘peregrinação’ pelos postos de Cajazeiras

Dona de casa relatou que procurou atendimento para sua filha de 2 anos, mas três postos estavam sem médicos e um com fila muito grande

Por Jocivan Pinheiro

02/02/2022 às 18h46 • atualizado em 02/02/2022 às 18h53

A jovem Kalyane Gomes, que reside na Agrovila, em Cajazeiras, enviou um áudio ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, na manhã desta quarta-feira (02), protestando por causa da falta de médicos em Postos de Saúde da Família (PSF).

Ela relatou que procurou atendimento para sua filha de 2 anos, que apresentava febre, tosse e cansaço, mas três postos de saúde estavam sem médicos e um com fila muito grande.

Ela recorreu ao Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Porém, lá foi informada que o hospital atende apenas casos de emergência. A dona de casa foi orientada a procurar um PSF novamente.

Kalyane conta que após passar pelos postos dos bairros Agrovila, Esperança, Vila Nova e Centro, todos sem sucesso, finalmente ela foi atendida no PSF da Dr. Coelho, onde a médica diagnosticou pneumonia na criança, passou medicação e orientou que ela ficasse em casa por dez dias.

“Eu gostaria que vocês me ajudassem a cobrar médicos nos postos de saúde. Eu não entendo como é que o Hospital Infantil corta o atendimento das crianças, mas não tem médicos nos postos de saúde. Até eu descobrir o que minha criança tinha, eu andei em quase todos os postos de Cajazeiras. Isso é um descaso, eu estou revoltada como mãe”, desabafou a mulher.


VEJA TAMBÉM

Após esperar quase quatro horas por ficha, moradora desabafa em Posto de Saúde de Cajazeiras

Posto da Agrovila (Foto: Kauã Vitor / Diário do Sertão)

Outro lado

O repórter Elmo Lacerda entrou ao vivo direto do posto da Praça Padre Cícero, cujo médico titular estava ausente porque havia ido atender moradores do Conjunto Residencial Cajazeiras. Depois, o repórter foi ao PSF do Parque Dom Bosco, cuja médica titular estava de folga.

Segundo Elmo Lacerda, a secretária de Saúde Mychelle Noleto disse que alguns médicos estão de atestado. Quanto às demais reclamações, ela ficou de colher mais informações.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: