header top bar

section content

VÍDEO: Vereadora atribui aumento de casos de ômicron em Sousa à falta de busca ativa da Secretaria

Segundo ela, embora o aumento de casos seja mundial, em Sousa poderia ter menos internações hospitalares se houvesse uma equipe realizando busca ativa nas residências

Por Jocivan Pinheiro

27/01/2022 às 19h12 • atualizado em 27/01/2022 às 19h15

No programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, a vereadora Bruna Veras (PSC) apontou uma falha da Secretaria de Saúde do Município de Sousa no combate à variante ômicron.

Segundo ela, embora o aumento de casos da nova variante seja mundial, em Sousa poderia ter menos internações hospitalares se houvesse uma equipe realizando busca ativa nas residências para identificar quem ainda não se vacinou ou quem ainda não completou o ciclo vacinal.

“Eu posso constatar que nós não temos uma campanha de busca ativa da população, como por exemplo uma equipe multidisciplinar indo nas casas das pessoas. Porque o que a gente pode observar é que as pessoas que estão sendo hospitalizadas são justamente as pessoas que não estão vacinadas ou então que estão com o esquema de vacinação incompleto. A Prefeitura tem que buscar essas pessoas na casa para concluir o esquema e diminuir a quantidade de pessoas que possam ter a ômicron”.


MAIS + Idosa de 104 anos morre na cidade de Sousa e exames confirmam que ela tinha Covid-19


Ainda segundo Bruna Veras, não faltam vacinas nas prefeituras. Porém, sem uma busca ativa nas residências, a cobertura vacinal não imuniza toda a população.

“É um despreparo na condução dessa busca ativa. Pode haver um atraso do Governo Federal, mas a vacina chega na cidade. O que falta, realmente, é o engajamento final da Secretaria de Saúde”.

Outro lado

O Diário do Sertão tentou falar com a secretária de Saúde de Sousa, Amanda Silveira, ao fechamento desta matéria, mas as ligações não foram atendidas. Deixamos o e-mail [email protected] para que a Secretaria envie resposta, se assim desejar.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: