Ministério da Saúde registra caso de Calazar em homem de 40 anos no município de Cajazeiras
O caso foi notificado pelo Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), mas o sistema não informa se o paciente já recebeu alta ou se permanece em tratamento
O Ministério da Saúde registrou um caso de Leishmaniose Visceral (LV), conhecida popularmente como Calazar, no município de Cajazeiras, no final do mês de outubro.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, ao qual teve acesso o Diário do Sertão, o caso foi registrado no dia 28/10/2021.
VEJA TAMBÉM: Covid-19 faz mais uma vítima e total de mortes causadas pela doença chega a 160 em Sousa
O paciente é um homem de 40 anos que reside no Assentamento Frei Beda, na zona rural. O caso foi notificado pelo Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). O sistema não informa se o paciente já recebeu alta ou se permanece em tratamento.
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos.
É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia Longipalpis.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário