header top bar

section content

VÍDEO: Conheça a trajetória de vida do sertanejo que é considerado como um dos maiores aboiadores da PB

Em sua entrevista, o famoso aboiador relata um dos momentos mais tristes da sua vida, a morte do seu filho durante um assalto

Por Caliel Conradho

19/10/2021 às 17h32

O programa Diário News desta terça-feira (19) mergulhou nas tradições culturais do nordeste, em especial da vida do Cantador de aboio.

O apresentador Moisés Conrado bateu um papo com Vilmar Vieira Lins, mais conhecido como Gilmar Aboiador. Ele nasceu em Nazarezinho, região da cidade de Sousa, no dia 06 de fevereiro de 1964. Ele nasceu em uma família muito simples e humilde, ocupando a posição de filho caçula numa família de 19 irmãos.

Gilmar Aboiador começou aos 10 anos de idade a fazer suas primeiras toadas ao lado de Manoelzinho Pernambucano.

Ele relata que quando era menino, sem condições de ter um brinquedo, fugia de casa para brincar com o filho do dono da fazenda.

Vilmar Vieira Lins, mais conhecido como Gilmar Aboiador

O primeiro emprego de Gilmar foi na época da campanha da emergência na Paraíba, no governo de Tarcísio Burity, meados dos anos 80.

“Eu ganhei na época “15 contos”, eu quase morri de alegria, eu nunca tinha pegado em dinheiro na minha vida”, confessou Gilmar.

VEJA TAMBÉM

Festa de Nossa Senhora Aparecida atrai peregrinos e potencializa turismo religioso em Boqueirão

Gilmar relata um dos momentos mais tristes da sua vida, quando seu filho Francisco Delfino Lins (Titico) morreu durante um assalto.

“Meu filho conseguiu uma amizade em Cajazeiras que o levou ao final da vida. Para mim foi como uma facada saber que meu filho morreu quando tentou assaltar um comerciante, foi uma dor muito grande, eu nunca imaginei que Titico seria capaz disso”, desabafou Gilmar.

Gilmar Aboiador reside em Cajazeiras há mais de 30 anos e já fez centenas de apresentações pelo nordeste, conseguindo o respeito e a admiração de todos.

“Ser vaqueiro não é só aquele homem que anda a cavalo, ele tem que ser vaqueiro de verdade, tem que ter compromisso com a fazenda, e o mais importante, compromisso com o cavalo dele que é de onde ele tira seu sustento”, finalizou Gilmar Aboiador.

O ABOIO

Aboio é um canto típico da Região Nordeste do Brasil. Consiste em um canto sem palavras cantado pelos vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral. O aboio também é praticado no Sul para condução de bovinos, ovinos e equinos.

É um canto vagaroso, no ritmo do movimento dos animais, que termina incitando a boiada de forma não cantada. O aboio em versos é uma modalidade de aboio que consiste em versos de temas agropastoris, de origem moura, trazidos pelos escravos portugueses da Ilha da Madeira.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: