header top bar

section content

VÍDEO: Cajazeiras 158 anos de emancipação política; História que orgulha munícipes e se destaca na PB

O Sistema Diário de Comunicação que completa esse ano 15 anos, parabeniza a Terra do Padre Rolim, a cidade que ensinou a Paraíba a ler.

Por Redação Diário

21/08/2021 às 21h44 • atualizado em 21/08/2021 às 22h07

A cidade de Cajazeiras completa nesta domingo (22), 158 anos de emancipação política. A cidade do Sertão da Paraíba é conhecida por “ensinar a Paraíba a Ler”, o berço da cultura paraibana, além de abrigar um povo acolhedor.

O Sistema Diário de Comunicação que completa neste ano de 2021, 15 anos, parabeniza a Terra do Padre Rolim.

“Aqui nasceu o Diário do Sertão. No começo, éramos apenas um site de notícias, mas fomos crescendo e nos tornamos um fortes, tanto assumimos a liderança na Paraíba. Em seguida veio a TV Diário do Sertão que nos deu ainda mais força para nos tornamos uma das maiores fontes de conteúdo do Nordeste Brasileiro. Tudo partindo da terra do que ensionou a Paraíba a ler. A terra do Padre Rolim. Me orgulho de fazer parte desta terra, desta história”, destacou o diretor Administrativo do Sistema Diário de Comunicação, Petson Santos.

VEJA TAMBÉM:

Cajazeiras parabéns 158 anos

HISTÓRIA DE CAJAZEIRAS

A sete de fevereiro de 1767, o então governador da capitania, Jerônimo José de Melo, fez doação ao pernambucano, Luiz Gomes de Albuquerque, de uma sesmaria onde se encontrava encravado o Sítio Cajazeiras, topônimo que lhe foi dado em virtude da grande quantidade de árvores desse nome, existente na região. Pouco depois, ao casar sua filha Ana de Albuquerque com Vital de Souza Rolim, membro de importante e tradicional família de Jaguaribe, no Ceará, Luiz Gomes de Albuquerque, fez doação do então Sítio Cajazeiras aos nubentes. Deste matrimônio nasceu, além de outros, o menino Inácio, em 22 de agosto de 1800, o qual dotado de vocação religiosa, iniciou seus estudos no Crato-CE, continuando em Sousa, seguindo depois para o Seminário de Olinda-Pe, onde concluiu o curso de preparação eclesiástica, ordenando-se sacerdote em outubro de 1825, voltando para o sítio dos pais, trazendo consigo, justo renome adquirido pela inteligência já demonstrada.

Padre Rolim

Em 1834, Inácio Rolim (Padre Rolim), fundou um colégio junto à casa do sítio (hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes). A ele afluíram inúmeros alunos das melhores famílias, não só da Paraíba, como de estados vizinhos. Em sua volta, foram sendo construídas dezenas de casas, nascendo daí, o primeiro núcleo populacional que deu origem ao atual município de Cajazeiras. Aqui se registra a singularidade com São Paulo, que teve suas origens também em volta de um colégio fundado pelos Jesuítas.

A capela construída pessoalmente por Ana de Albuquerque, mãe do Padre Inácio de Souza Rolim, foi elevada à matriz por força da Lei Provincial nº 05, de 29 de agosto de 1859. A primitiva imagem de Nossa Senhora da Piedade, escolhida como padroeira do lugar, ainda hoje é conservada. A mesma lei elevou a povoação à categoria de distrito. A Lei Provincial nº 92, de 23 de novembro de 1863, criou a Vila Cajazeiras, desmembrada do município de Sousa. Sua instalação oficial ocorreu a 20 de julho de 1864. Recebeu foros de cidade por força da Lei nº 616, de 10 de junho de 1876.

O progresso da cidade foi muito rápido e logo se tornou pólo de desenvolvimento da imensa região do Sertão paraibano. Tanto é que em 1914, quando surgiu à possibilidade de criar uma Diocese na região, Cajazeiras foi escolhida para a sede do bispado. A comarca foi criada em 1937. Atualmente a cidade de Cajazeiras tem seu território integrado por três. O da sede, o de Engenheiro Ávidos,  e o de Divinópolis. Perdeu os distritos de Bom Jesus e Cachoeira dos Índios, elevados à categoria de municípios autônomos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: