VÍDEO: Sem apoio da Prefeitura de Piancó, idoso carrega água nas costas para manter Horta Comunitária
No local, ele e a esposa plantam uma grande variedade de frutas, verduras e legumes. Mas para irrigar é preciso buscar água em um açude distante
Aos 71 anos de idade, seu Cícero Vicente ainda esbanja vitalidade para cuidar de um projeto que foi entregue à comunidade onde ele mora, no conjunto Padre Luciano, em Piancó, no Sertão paraibano. Mas, apesar da dedicação e do esforço do idoso, é preciso que haja também iniciativa pública. Mas naõ há.
Seu Cícero conta que o projeto Horta Comunitária foi iniciado por franceses que visitaram a região, trazidos pela Igreja Católica, e em seguida entregue para que a própria comunidade dê seguimento. Acontece que apenas o idoso está cuidando da horta.
No local, ele e a esposa plantam uma grande variedade de frutas, verduras e legumes. Mas para irrigar é preciso buscar água em um açude distante.
Apesar da idade e do corpo franzino, seu Cícero coloca dois baldes de água nos ombros e vai enchendo uma caixa. É assim que ele garante a sobrevivência de algumas plantas.
VEJA TAMBÉM: Presos da cidade de Sousa constroem horta orgânica para colher a própria comida
A irrigação poderia ser mais simples se o poder público municipal voltasse os olhos para a realidade do agricultor e tentasse, pelo menos, cavar poços, pois o único que existe não tem água.
Seu Cícero fala que a horta ajudava não só pessoas que moram na comunidade, mas também gente que vive nas ruas, nos hospitais e até em presídios. Só que sem água, a colheita já não é suficiente para tanto.
“Tinha muita coisa, tinha com fartura pra eu dar a quem tem precisão e quem estivesse doente. Eu tenho vontade de ajudar de novo, mas sem água não tem condição”, lamenta o idoso.
Outro lado
Antes da postagem dessa matéria, tentamos contato com a Prefeitura de Piancó, mas não conseguimos. Porém, deixamos aqui o e-mail [email protected] para que a gestão municipal, se assim desejar, nos envie resposta sobre a falta de apoio à Horta Solidária.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário