header top bar

section content

Santa Helena realiza ‘Dia D’ de testes para rastrear casos de hepatites virais

Hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, podendo levar à morte

Por Diário do Sertão com Secom

30/07/2021 às 17h05 • atualizado em 30/07/2021 às 17h07

Prefeito João Cleber realizando o teste (Foto: Divulgação)

O município de Santa Helena, no Alto Sertão paraibano, realizou nesta sexta-feira (30) o ‘Dia D’ de testes para rastrear casos de hepatites virais.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados 100 testes rápidos na população a partir de 15 anos, incluindo moradores do distrito de Várzea da Ema.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Helena amplia ações da busca ativa escolar

A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com o Laboratório Municipal e a 9º Gerência Regional de Saúde.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, podendo levar à morte.

Ação foi da Secretaria de Saúde em parceria com o Laboratório Municipal e a 9º Gerência (Foto: Divulgação)

Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existe, ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D, mais comum na região Norte do país.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: