header top bar

section content

VÍDEO: Comportas são instaladas no Açude São Gonçalo para empresa iniciar conserto que gerou vazamento

De acordo com o produtor rural que faz parte do Comitê Gestor dos Irrigantes, o acidente poderia ter sido evitado se as comportas já tivessem sido instaladas antes

Por Jocivan Pinheiro

27/07/2021 às 21h16 • atualizado em 27/07/2021 às 21h17

Nesta segunda-feira (26), uma empresa contratada pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) começou a instalar as comportas no Açude de São Gonçalo, em Sousa, no local onde houve um problema mecânico que gerou um grande vazamento de água durante quatro dias na semana passada.

De acordo com o produtor rural Francisco José Bernardino, conhecido na região como Dr. Bila, que faz parte do Comitê Gestor dos Irrigantes de São Gonçalo, o acidente poderia ter sido evitado se as comportas já tivessem sido instaladas antes.

“Essas turbinas só poderão ser manuseadas em conformidade com essas comportas. Elas têm que ir abrindo e fechando de acordo como for fechando também as turbinas. Eles insistem em querer empurrar as coisas com a barriga e depois o problema quem vai resolver é quem vai conviver com ele”, critica o produtor.

“Se não tiver o bom conhecimento para ir fechando gradativamente, a coisa não funciona. A felicidade foi que veio um profisisonal de bastante experiência e conseguiu fechar aquilo ali. O erro foi esse: se não botar as comportas de montante, nunca vai funcionar”, completa Dr. Bila.

VEJA TAMBÉM

Pescador desabafa após conserto de vazamento em São Gonçalo “O açude ia se acabar”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: