header top bar

section content

VÍDEO: Jeová Campos diz que futuro da Cagepa é incerto caso a nova Lei do marco legal se cumpra

A ALPB debateu nova Lei do marco legal que privatiza serviços essenciais para a população como água e esgotamento sanitário. O deputado Jeová Campos, assim como vários outros parlamentares, pedem mais debates sobre o tema.

Por Luiz Adriano

16/06/2021 às 17h33 • atualizado em 16/06/2021 às 17h37

O novo marco regulatório do saneamento básico, introduzido por meio da Lei nº 14.026/2020, que traz mudanças que vão impactar diretamente à vida de todos os brasileiros, foi o tema central de um debate promovido pela Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na tarde desta terça-feira (15).

Por sua vez, o deputado estadual Jeová Campos (PSB) criticou o projeto e disse que o intuito nada mais é do que privatizar. “De fato é um processo de privatização de saneamento básico, que engloba água, saneamento propriamente dito o esgoto, coleta de resíduos sólidos; impõe aos estados a criação de regionais, as chamadas microrregiões que lamentavelmente vai resultar no futuro o desmonte da Cagepa, porque a criação dessas microrregiões, a finalidade é privatizar, transformar água em mercadoria”, ressaltou.

VEJA TAMBÉM

Jeová Campos critica mudanças propostas no novo marco regulatório das águas, feitas pelo Governo Federal

Deputado Jeová Campos.

INTERESSES DO MERCADO FINANCEIRO

Jeová Campos disse que a postura do Mercado Financeiro “via ministro Paulo Guedes”, é ter interesse no país inteiro. O parlamentar reforçou que é preciso mais debates na ALPB para discutir o assunto.

“Aqui na Paraíba a criação dessas microrregiões é abertura para o processo de privatização. O que é privatizar? é transformar água em mercadoria. A água hoje é encarada como um direito fundamental de toda pessoa humana, com a privatização se transforma em uma mercadoria e um produto, como é um quilo de arroz…quando o comerciante vai vender, quer a maior taxa de lucro que a ele interessa. É essa inquietação que estamos aqui querendo que a Assembleia da Paraíba debata em toda sua extensão”, pontuou o deputado.

FUTURO DA CAGEPA

O parlamentar fez diversos questionamentos e deixou várias dúvidas pairando a respeito da funcionalidade da Cagepa.

“Como é que ficará a Cagepa? Será mantida, vai ser extinta, ou vai ficar apenas com a parte deficitária do saneamento do estado da Paraíba? Como é que vai ser essa governança dessas microrregiões? Como é que o estado efetivamente cumpre o seu papel de garantir o direito fundamental de toda pessoa humana ter direto à água, ao saneamento, à coleta de lixo? Essas são questões que não podem ser resolvidas de afogadilhos, de um dia para noite, essas são questões que exigem um debate público com toda a sociedade. É assim que me posiciono”, enfatizou Jeová Campos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: