header top bar

section content

Paraíba tem 95% dos municípios em bandeira laranja em nova avaliação do Plano Novo Normal

Desde o final do mês de abril, foi possível observar um crescente aumento das ocupações dos leitos hospitalares dedicados à Covid-19.

Por Diário

29/05/2021 às 16h59

Casos de Covid-19 (Foto: br.freepik.com)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou a 26ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, neste sábado (29). De acordo com a publicação, houve um crescimento na bandeira vermelha de 5%, o que representa em números absolutos a participação de 12 municípios nesta classificação.

Os outros 95% de municípios paraibanos, equivalente a 211 cidades, figuram na bandeira laranja. A avaliação passa a vigorar nos 223 municípios nesta segunda-feira (31) e segue pelos próximos 15 dias.

A 26ª avaliação mostra que 100% dos municípios paraibanos encontram-se nas bandeiras vermelha e laranja, com um expressivo crescimento de municípios classificados em laranja. Pela segunda vez ao longo de todo ciclo de avaliações não há municípios em bandeira amarela na Paraíba, a primeira vez foi na 22ª avaliação, no mês de abril.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Homem morre dentro de casa em Triunfo após chegar de São Paulo com sintomas da Covid-19

Desde o final do mês de abril, foi possível observar um crescente aumento das ocupações dos leitos hospitalares dedicados à Covid-19, em especial dos leitos de terapia intensiva e enfermaria dedicados a pacientes adultos. O intervalo compreendido entre os dias 21 e 28 de maio, referente à análise, apresentou ainda um número médio de 98 internações ao dia em todo estado, um recorde quando comparado o mesmo dado no mês de março, até então o pior desde o início da pandemia, com 92 internações ao dia.

Nova avaliação do Plano Novo Normal (Foto: Assessoria SES)

De acordo com o secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, a rejeição ao uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, principalmente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana. “Os esforços para que se contenha a evolução da situação pandêmica para pior dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas, por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo Coronavírus, como não aglomerar, fazer uso de máscara e manter a higiene das mãos”, reforça.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: