header top bar

section content

Lei proposta por Jeová Campos torna o Pão de Saora como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba

O ‘Pão de Saora’ foi idealizado pelo Sr. Severino Cabral dos Santos, conhecido como 'Seu Saora', em meados do Século XX, na cidade de Cajazeiras.

Por Diário do Sertão com Assessoria

29/04/2021 às 16h37

(Foto: divulgação).

A Lei 11.916/2021, fruto de uma propositura do deputado estadual Jeová Campos (PSB), através do PL 2.590/2021, foi publicada na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial do Estado e torna o ‘Pão de Saora’ como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.

Os habitantes de Cajazeiras e região apreciam o alimento desde meados do século passado e também já está disponível para o mercado de João Pessoa.

VEJA TAMBÉM

Projeto de autoria de Jeová Campos homenageia diretora pedagógica da Faculdade Santa Maria

Deputado Jeová Campos

O parlamentar lembrou que o ‘Pão de Saora’ foi idealizado pelo Sr. Severino Cabral dos Santos, conhecido como ‘Seu Saora’, em meados do Século XX, na cidade de Cajazeiras. “Essa iguaria é conhecida e saboreada por consumidores fiéis de Cajazeiras e outras cidades do Alto Sertão Paraibano e até outros estados e mesmo após o falecimento do criador do pão, seus familiares continuaram a tradição do fabrico dos pães”, destacou o deputado.

Paraibano nascido em Teixeira, em 19 de outubro de 1918 e falecido em 2004, aos 86 anos, em Cajazeiras, Seu Saora, diante das dificuldades enfrentadas ao longo da vida, teve a feliz ideia de fabricar pães caseiros de forma artesanal com a ajuda da família. “Em sua fórmula simples e sem segredos, os pães de Saora, como ficaram conhecidos e adquiriram fama, eram e ainda são produzidos sem qualquer produto químico o que os diferencia pelo sabor e qualidade”, reiterou Jeová.

O pão que há décadas é feito em Cajazeiras pode ser encontrado também em João Pessoa nas versões salgado e doce, graças à iniciativa de uma das netas de Seu Saora, a enfermeira Jana Samara, satisfazendo os inúmeros cajazeirenses residentes na capital que há muito desejavam adquirir o produto e os pessoenses que passaram a ter disponível essa iguaria com mais facilidades.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: