header top bar

section content

VÍDEO EXCLUSIVO: Cuidadora chora ao relembrar como foi a morte de Lilia das Mangueiras: ‘tô desesperada’

Lilia das Mangueiras morava com Mayhara Beathrys na zona norte de Cajazeiras e reportagem da TV Diário do Sertão exibe imagens inéditas dos últimos dias de vida da 'mulher que ensinou a Paraíba a amar'

Por José Dias Neto

23/04/2021 às 18h12 • atualizado em 23/04/2021 às 18h17

Maria de Jesus, mais conhecida como Lilia das Mangueiras, durante seus últimos anos de vida, recebeu atenção, carinho e cuidados, da dona de casa, Mayhara Beathrys, que dedicou boa parte de sua juventude para cuidar da ‘mulher que ensinou a Paraíba a amar’.

A jovem decidiu romper o silêncio em entrevista para a TV Diário do Sertão, para contar detalhes sobre os últimos momentos de vida de Lilia das Mangueiras, que faleceu na residência de Mayhara no Loteamento Cristal, na zona norte de Cajazeiras, nesta terça-feira (20), aos 83 anos.

VEJA TAMBÉM: 

VÍDEO: Morre em Cajazeiras a inesquecível Lilia das Mangueiras, a ‘mulher que ensinou a Paraíba a amar’

‘’Lilia não morava sozinha, ela morava na minha casa, porque eu era sua cuidadora’’, afirmou em depoimento ao Diário do Sertão.

Lilia das Mangueiras faleceu aos 83 anos em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

Beathrys relatou com exclusividade, as últimas horas de vida de Lilia das Mangueiras e como descobriu que a idosa havia falecido.

‘’Eu passava noites e noites acordada, pois a mesma trocava a noite pelo dia. Então para amanhecer no dia 20, eu já estava muito cansada, pois ela não queria dormir e eu não colocava remédios para ela dormir, porque há cinco anos ela foi diagnosticada com Alzheimer. Quando foi 5h40, eu dei a mamadeira dela e perguntei como ela estava e ela me disse que ia dormir, e mandou que eu fosse dormir, porque estava bem’’, disse.

Beathrys acordou por volta de 10h45 e foi direto para o quarto em que Lilia ficava em sua residência e não conseguiu falar com a idosa.

Lilia das Mangueiras faleceu aos 83 anos em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

‘’Eu pedi o nosso café da manhã, porque a gente tomava café da manhã juntas e só depois eu ia almoçar. Quando eu cheguei perto dela eu pedi que ela acordasse, mas ela se virou e se cobriu. Eu novamente falei com ela e ela não me respondeu. Eu toquei na cabeça dela e vi que ela estava muito fria, me desesperei. Liguei para meu esposo e disse que Lilia não estava entre nós’’, disse, aos prantos a cuidadora.

Lilia das Mangueiras morreu, possivelmente de causas naturais, aos 83 anos, já que ela nasceu em 20 de dezembro de 1938, na zona rural de São José de Piranhas, mais especificamente no Sítio Cacaré, em uma família de doze irmãos.

Lilia das Mangueiras faleceu aos 83 anos em Cajazeiras. Foto: Diário do Sertão

A INESQUECÍVEL

Maria de Jesus fez história na cidade de Cajazeiras, às margens da BR 230, aonde ela instalou uma das mais tradicionais casas noturnas da região, ficando conhecida como a mulher que ensinou Cajazeiras a amar.

Lilia das Mangueiras deixou dois filhos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: