VÍDEO: Monte Horebe se destaca na produção agrícola e produzirá duas toneladas de melão amarelo em 2021
De acordo com o agrônomo e economista José Costa, o apoio da gestão municipal aos pequenos produtores é fundamental nesse período experimental
O município de Monte Horebe, localizado na região de Cajazeiras, sertão paraibano, além dos investimentos na educação, infraestrutura, saúde e ação social, a produção agrícola, prática rotineira, vem abrindo espaço a outro investimento: o melão amarelo. Apesar do tamanho, a fruta não precisa de muito espaço para seu cultivo e requer manejo simples, o que tem chamado atenção dos pequenos produtores da agricultura familiar, principalmente os moradores da Serra de Horebe.
O fruto tem mercado garantido pelo sabor e capacidade nutritiva e está frutificando positivamente nas terras sertanejas.
VEJA MAIS:
VÍDEO: Prefeito de Monte Horebe, Marcos Eron assina termo de adesão ao Garantia-Safra 2020/2021
De acordo com o agrônomo e economista José Costa, o apoio da gestão municipal aos pequenos produtores é fundamental nesse período.
‘’Tive a ideia e o prefeito comprou a ideia, uma tentativa de como o melão se comportaria no clima de Monte Horebe, aproveitando a água que cai em Horebe. São 15 milhões de metros cúbicos e não é utilizado, a ideia é fazer irrigação com essa água’’, disse.
A experiência foi em um terreno de mil metros quadrados com sementes selecionadas e irrigação com gotejamento, até o final da colheita renderá duas toneladas de melão de qualidade.
Além do melão amarelo, os pequenos agricultores trabalham com a possibilidade de implementação de outras culturas. Toda a produção será comercializada na região, podendo ser encaminhada para outras regiões atendendo a demanda.
O prefeito Marcos Eron (MDB) destacou que neste ano de 2021, a gestão pública amplia a expectativa dos produtores rurais para o cultivo do melão amarelo.
“O resultado desse experimento é muito positivo, porque trará melhoria na qualidade de vida dos nossos agricultores. O melão tem uma produção em curto prazo e é constatado, um hectare de melão, chega a produzir uma tonelada. É uma cultura nobre e vamos continuar incentivando nossos agricultores’’, garantiu o gestor.
A gestão do município de Monte Horebe apoia o projeto desde o início, e os produtores esperam novos dias, garantindo o sustento através do cultivo da terra.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário