header top bar

section content

Fotógrafa sertaneja disponibiliza exposição de fotos históricas da cidade de Patos

Na coleção fotográfica estão incluídos prédios históricos como a sede da Cúria Diocesana, o Instituto Histórico e Geográfico de patos e casas onde residiram figuras ilustres da Paraíba.

Por Luiz Adriano

26/12/2020 às 17h41 • atualizado em 26/12/2020 às 17h49

A exposição mostra lugares onde moraram figuras importantes da Paraíba, a exemplo do ex-governador Ernani Sátiro. (Foto: Vanessa Oliveira/Divulgação)

A artista sertaneja, Vanessa Oliveira, publicou uma exposição virtual com diversas imagens de casas históricas construídas entre as décadas de 1930 e 1940 na cidade de Patos. Devido a localização dos prédios serem a maioria no centro da cidade e em especial, no local onde funciona o comércio, as fotografias tiveram que serem tiradas no período das 5h e 6h40 da manhã durante a semana.

Para ver as artes de Vanessa, basta acessar o site que conta ‘A História que ainda não foi apagada‘, a qual está disponível gratuitamente na internet.

Vanessa Oliveira, natura de Patos, disse que é nesse tipo de fotografia urbana, documental e no fotojornalismo, que consegue vivenciar sua melhor versão enquanto fotógrafa. Conforme Vanessa, o objetivo da exposição vai além de mostrar a beleza dos prédios. Ela enfatiza que também tem o fim de chamar atenção das autoridades quanto ao patrimônio histórico e cultural, diante da importância de se preservar edificações como as que foram fotografadas.

VEJA TAMBÉM

Usina Energisa recebe exposição dos ensaios “Ruderais” e “Vida em Ruínas”

Thiago Fernandes de Medeiros, que é Arquiteto e Urbanista e foi responsável pela apresentação da obra, no site, falou da importância da exposição: “É nesse resgate, que a Exposição Fotográfica ‘A História que ainda não foi apagada’ se permite, não só a fazer um trabalho documental, mas também uma experiência de aproximar a população, principalmente, a Patoense, a esse universo arquitetônico e cultural das casas históricas da Morada do Sol”, escreveu.

A coleção das fotografias incluem prédios históricos como a sede da Cúria Diocesana, o Instituto Histórico e Geográfico de Patos, como também, casas onde residiram figuras ilustres da Paraíba, como por exemplo o ex-governador Ernani Sátiro.

Vanessa Oliveira é fotógrafa e psicóloga e desempenha com dedicação ambas as funções.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: