header top bar

section content

VÍDEO: Piancó e Nova Olinda lideram índices de chuva no Vale do Piancó; veja açudes da região sangrando

Alguns açudes da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, já estão cheios e até sangrando após as chuvas que caíram nos últimos três dias

Por Jocivan Pinheiro

05/11/2020 às 20h11 • atualizado em 05/11/2020 às 20h12

Alguns açudes da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, já estão cheios e até sangrando após as chuvas que caíram nos últimos três dias. É o caso do Açude de Piancó (vídeo acima), que recebeu uma boa recarda d’água.

Na região do Vale do Piancó, os municípios de Nova Olinda (130,0 mm³) e Piancó (113,0 mm³) receberam os maiores índices pluviométricos.

Nesta região, também se destacam Conceição (14,8 mm³), São José de Caiana (45,0 mm³), Curral Velho (45,0 mm³), Diamante (48,0 mm³), Boa Ventura (58,5 mm³), Pedra Branca (75,0 mm³), Santana dos Garrotes (75,0 mm³) e Serra Grande (75,5 mm³).

Outro açude que também sangrou após as chuvas foi Riacho dos Cochos, no município de Igaracy, como mostram as imagens feitas pelo radialista Damião Nunes.

VEJA TAMBÉM

Monte Horebe e São José de Piranhas são as cidades onde mais choveu no Alto Sertão da PB

Na avaliação do padre Francivaldo Albuquerque, que é conhecedor dos costumes sertanejos ligados ao clima e também pesquisa cientificamente sobre o assunto, essas chuvas estão ‘fora do calendário’, mas a projeção dos cientistas é de que haja ‘invernos normais’ até 2032.

“Foi uma chuva que eu diria que está fora do calendário, mas ela veio como resposta da natureza a um grau de elevação forte da temperatura, e a resultante final foi essa chuva de bênção para todos nós. Que a região se sinta gratificada por esse fenômeno que foi essa chuva incerta na hora certa para todos nós”, disse o padre.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: