header top bar

section content

FCDL pede que deputado intervenha junto ao Governo em prol da recuperação do perímetro de São Gonçalo

Projeto deve beneficiar milhares de pessoas que sobrevivem da agricultura e contribuir com desenvolvimento econômico da região.

Por Diário do Sertão com Assessoria

15/10/2020 às 08h31

Reunião com o deputado federal Efraim Filho em João Pessoa

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes da Silva Neto, acompanhado por uma comitiva formada por líderes empresariais do Sertão paraibano, esteve nesta quarta-feira (14), na sede do Partido Democratas, em João Pessoa, para solicitar formalmente ao deputado federal Efraim Filho a intercessão junto ao Governo Federal para que o perímetro irrigado de São Gonçalo, no município de Sousa, seja reativado e modernizado.

A solicitação dos líderes empresarias atende a necessidade dos sertanejos e se acatada, terá papel fundamental no desenvolvimento econômico da região, atendendo a mais de mil famílias que sobrevivem da agricultura.

Segundo José Neto, o perímetro irrigado de São Gonçalo atravessou nos últimos anos um longo período de seca, ficando impossibilitado de realizar irrigação: “Toda a água foi direcionada ao consumo humano e animal, o que culminou em um enorme prejuízo decorrente da morte de todas as plantas frutíferas e o fim de grãos alimentícios”, disse.

Ainda de acordo com o presidente da FCDL, as chuvas que caíram no Sertão ao longo de 2020 possibilitaram a recuperação de parte da capacidade hídrica dos reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, os quais podem alcançar o volume de 300 m³: “O que queremos demonstra é que a área precisa implementar uma urgente modernização da distribuição de água, com forte investimento em infraestrutura, além de uma justa regularização fundiária”, enfatizou.

Líderes empresariais do sertão paraibano em reunião com o deputado Efraim Filho

A comissão gestora de Modernização do Perímetro do São Gonçalo solicitou ao escritório do DNOCS que realizasse um levantamento de custos para recuperar os canais principais e secundários, o que foi atendido, no entanto, o órgão reportou não possuir recursos para custear a recuperação.

Demanda será apresentada ao presidente Jair Bolsonaro
O deputado Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, da Câmara dos Deputados, se prontificou a dialogar com o presidente Jair Bolsonaro para defender a concretização do projeto.

Participaram do encontro
Francisco Rodrigues de Oliveira, presidente da CDL Sousa, Raniery Resende da Nóbrega, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sousa – ACES e Francisco das Chagas Santana Medeiros, presidente do Sindicato do comércio de Bens e Serviços de Sousa – SINDIEMPRESAS.

O projeto
O projeto de modernização irá contemplar 4.300 hectares, com demanda prevista de 24 milhões de m³ de água por ano, que será disponibilizada todos os dias do ano. Com base em dados do IBGE, estima-se que em 01 hectare se emprega três pessoas, de modo que após a conclusão da implantação deste projeto poderá ser gerado até 12.900 empregos diretos, o que resulta em um custo benefício de R$ 12.635,00 por cada emprego gerado.

Recomendado pelo Google: