FCDL pede que deputado intervenha junto ao Governo em prol da recuperação do perímetro de São Gonçalo
Projeto deve beneficiar milhares de pessoas que sobrevivem da agricultura e contribuir com desenvolvimento econômico da região.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB), José Lopes da Silva Neto, acompanhado por uma comitiva formada por líderes empresariais do Sertão paraibano, esteve nesta quarta-feira (14), na sede do Partido Democratas, em João Pessoa, para solicitar formalmente ao deputado federal Efraim Filho a intercessão junto ao Governo Federal para que o perímetro irrigado de São Gonçalo, no município de Sousa, seja reativado e modernizado.
A solicitação dos líderes empresarias atende a necessidade dos sertanejos e se acatada, terá papel fundamental no desenvolvimento econômico da região, atendendo a mais de mil famílias que sobrevivem da agricultura.
Segundo José Neto, o perímetro irrigado de São Gonçalo atravessou nos últimos anos um longo período de seca, ficando impossibilitado de realizar irrigação: “Toda a água foi direcionada ao consumo humano e animal, o que culminou em um enorme prejuízo decorrente da morte de todas as plantas frutíferas e o fim de grãos alimentícios”, disse.
Ainda de acordo com o presidente da FCDL, as chuvas que caíram no Sertão ao longo de 2020 possibilitaram a recuperação de parte da capacidade hídrica dos reservatórios Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, os quais podem alcançar o volume de 300 m³: “O que queremos demonstra é que a área precisa implementar uma urgente modernização da distribuição de água, com forte investimento em infraestrutura, além de uma justa regularização fundiária”, enfatizou.
A comissão gestora de Modernização do Perímetro do São Gonçalo solicitou ao escritório do DNOCS que realizasse um levantamento de custos para recuperar os canais principais e secundários, o que foi atendido, no entanto, o órgão reportou não possuir recursos para custear a recuperação.
Demanda será apresentada ao presidente Jair Bolsonaro
O deputado Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços, da Câmara dos Deputados, se prontificou a dialogar com o presidente Jair Bolsonaro para defender a concretização do projeto.
Participaram do encontro
Francisco Rodrigues de Oliveira, presidente da CDL Sousa, Raniery Resende da Nóbrega, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sousa – ACES e Francisco das Chagas Santana Medeiros, presidente do Sindicato do comércio de Bens e Serviços de Sousa – SINDIEMPRESAS.
O projeto
O projeto de modernização irá contemplar 4.300 hectares, com demanda prevista de 24 milhões de m³ de água por ano, que será disponibilizada todos os dias do ano. Com base em dados do IBGE, estima-se que em 01 hectare se emprega três pessoas, de modo que após a conclusão da implantação deste projeto poderá ser gerado até 12.900 empregos diretos, o que resulta em um custo benefício de R$ 12.635,00 por cada emprego gerado.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário