header top bar

section content

Coren e Cofen emitem nota de pesar e decretam luto oficial pela morte de Conselheiro Ronaldo Beserra

Ronaldo tinha 54 anos e faleceu em decorrência da Covid-19

Por Campelo Sousa

13/10/2020 às 09h41

Dr Ronaldo ao lado da esposa, Vanda Beserra

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) emitiram nota de pesar pela morte do Conselheiro Federal, Dr Ronaldo Beserra.

Ronaldo faleceu na madrugada desta terça-feira (13), em um hospital de João Pessoa, vítima do novo Coronavírus.

VEJA TAMBÉM

+ Natural de Sousa, ex-presidente do Coren-PB morre vítima do novo coronavírus, em João Pessoa

O Coren manifestou os mais profundos pesares à família pela passagem de Ronaldo e pela sua trajetória de vida, onde lutou incansavelmente pelo reconhecimento da enfermagem em todo o Brasil.

Já o Cofen, onde Ronaldo atualmente era Conselheiro, decretou luto oficial de três dias e pontuou a sua grande atuação como defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e do exercício profissional ético e legal.

VEJA A NOTA DO COREN-PB

“O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB) vem a público manifestar seu profundo pesar e consternação diante da perda do auxiliar, técnico enfermeiro, conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e ex-presidente desta autarquia, Dr. Ronaldo Miguel Bezerra, 54.

Ronaldo é mais um profissional de enfermagem que tomba para a Covid-19, após ficar internado, desde o último dia 05, no Hospital Nossa Senhora das Neves em João Pessoa, onde veio a falecer.

Natural de Sousa, Ronaldo presidiu o Coren PB por dois mandatos, tendo deixado um legado de luta pela valorização dos profissionais de enfermagem e respeito a categoria.

A atual presidente do Conselho, Dra. Renata Ramalho, lembrou da importância de Ronaldo para a Enfermagem paraibana. “Um ser humano capaz de grandes feitos e um profissional que dedicou sua vida aos colegas. É um momento difícil para todos nós”, pontuou Renata.”

Nota do Conselho Regional de Enfermagem (Coren)

VEJA A NOTA DO COFEN

“O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) decretou luto oficial de três dias pela morte do conselheiro Ronaldo Miguel Beserra, por complicações decorrentes da covid-19. Ex-presidente do Coren-PB, o conselheiro federal era um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e do exercício profissional ético e legal.

+ Cofen decreta luto de três dias pela morte do conselheiro Ronaldo Beserra

Ronaldo nasceu no sertão paraibano, no munícipio de Sousa, iniciou sua vida profissional em 1986, como auxiliar de Enfermagem, formando-se técnico e, posteriormente, enfermeiro. Era Capitão da Polícia Militar da Paraíba (Quadro da Saúde). Sua sede de saber e as necessidades de trabalho o levaram a concluir pós-graduações em Terapia Intensiva, em Urgência/Emergência e mestrado em Terapia Intensiva. Atualmente, fazia doutorado em Terapia Intensiva.

Sempre atuou no sistema único de Saúde, sendo concursado em dois hospitais. No Hospital da Polícia Militar, foi coordenador de Urgência, supervisor Geral de Enfermagem, e Diretor Administrativo. Em 2015, exerceu o cargo de coordenador de Enfermagem do SAMU de João Pessoa.

Sua trajetória no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem remota a 1990, quando foi eleito conselheiro pela primeira vez. Foi o primeiro técnico de Enfermagem a ocupar o cargo de tesoureiro do Coren/PB, após autorização do Cofen, pois na época os profissionais do quadro II não ocupavam cargos da diretoria. Foi eleito presidente do Coren-PB na gestão de 2012 a 2014 e reeleito para a gestão 2014 a 2017.

Em 2018, foi eleito conselheiro federal. Coordenava a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem) e era membro da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar). Participou, como tesoureiro, da Junta Interventora no Coren-MA. Manteve-se ligado à Enfermagem paraibana, dirigindo, inclusive, um programa de rádio voltado exclusivamente para a categoria.”, disse o Cofen.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: