header top bar

section content

VÍDEO: Ligações para Centro de Valorização da Vida em Itaporanga crescem na pandemia; PB tem três postos

Coordenador do CVV de Itaporanga pede que outros municípios se engajem para abrir suas centrais e ampliar o serviço no estado

Por Jocivan Pinheiro

29/09/2020 às 14h50 • atualizado em 29/09/2020 às 14h54

O número de ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV) aumentou durante a pandemia do novo coronavírus. Para o coordenador do CCV do município de Itaporanga, no Sertão paraibano, Fábio Galdino, o aumento ocorre porque o confinamento em casa compromete a saúde mental das pessoas.

Em setembro, mês dedicado à prevenção do suicídio, o CVV acaba ganhando mais destaque nas mídias por ser um órgão cuja principal finalidade é conversar com pessoas que estão angustiadas. Muitas vezes o trabalho do CVV, que é feito por voluntários treinados, consegue evitar decisões extremas, como o suicídio por exemplo.

VEJA TAMBÉM

Sociólogo diz que 9 em cada 10 suicídios podem ser evitados com ajuda profissional ou conversa

Mas apesar da sua importância, existem apenas três centrais do CVV na Paraíba. Elas estão em João Pessoa, Campina Grande e Itaporanga. Fábio Galdino pede que outros municípios se engajem para abrir suas centrais e ampliar o serviço no estado.

“Nós vamos estimular para que isso aconteça. Só vem fortalecer um trabalho que é necessário, não somente hoje, mas sempre. Com muito apoio da parte do pessoal de São Paulo, nós conseguimos fazer a implantação aqui em Itaporanga. Estamos muito felizes com isso, mas muito felizes vamos ficar se outras cidades como Cajazeiras, Patos, Guarabira, Sousa, outros centros bem maiores que o nosso pudessem também se conscientizar e tocassem esse sentimento e buscassem esse caminho para tentar instalar na sede de vocês um posto do CVV”.

As pessoas podem entrar em contato com o CVV pelo número 188 ou pelo site www.cvv.org.br

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: