Indicadores de desempenho mostram que Cajazeiras tem pontos bons e pontos críticos em Educação e Saúde
Ferramenta inédita do TCE-PB mostra também a média de desempenho dos indicadores nas áreas de educação e saúde dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) está disponibilizando uma plataforma de indicadores de desempenho de gastos públicos que reúne informações estatísticas das áreas da Educação e da Saúde em níveis municipal e estadual. Também mostra e compara o desempenho dessas duas áreas com bancos de dados dos 26 estados brasileiros e dos 223 municípios paraibanos.
De acordo com pesquisa feita pelo Diário do Sertão, a plataforma indica que Cajazeiras tem alguns pontos positivos, mas também está em situação crítica em outros. Além disso, o município também recebeu sinal de “Atenção” e avaliação baixa em outros serviços e investimentos (confira o resultado completo da pesquisa ao final da matéria).
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A ferramenta de controle foi construída para identificar possíveis riscos. Ela faz uma análise estatística comparativa do desempenho entre diferentes unidades geográficas e medição do nível de eficácia dos indicadores, quando da existência de metas disponíveis no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS).
Os indicadores de desenvolvimento mostram, por exemplo, que somente oito municípios paraibanos têm 100% com formação adequada nas três fases da educação. Já no Índice de Desempenho Global dos 223 municípios, nos indicadores da Educação é possível observar que somente 12 municípios paraibanos apresentam desempenho satisfatório, 68 são classificados intermediários e 37 com desempenho regular.
A ferramenta de pesquisa pode ser acessada neste link: https://idgpb.tce.pb.gov.br/ onde o internauta digita o nome do município de seu interesse e pode consultar a situação de 14 itens da Educação e 12 itens da Saúde.
Confira os indicadores de Cajazeiras:
EDUCAÇÃO
Despesa com pessoal: Crítico
Adequação da formação docente – Fundamental I: Crítico
Adequação da formação docente – Infantil: Crítico
Custo por aluno: Alto
Abandono – Fundamental II: Alto
Aprovação – Fundamental II: Alto
Abandono – Fundamental I: Alto
Adequação da formação docente – Fundamental II: Alto
Diretores indicados: Alto
Reprovação – Fundamental II: Alto
Qualidade da infraestrutura – Fundamental: Atenção
Qualidade da infraestrutura – Infantil: Atenção
Aprovação – Fundamental I: Atenção
Alunos em tempo integral: Atenção
Docentes com vínculo efetivo – Fundamental I: Atenção
Docentes com vínculo efetivo – Fundamental II: Atenção
Docentes com vínculo efetivo – Infantil: Atenção
Reprovação – Fundamental I: Atenção
Ideb – Fundamental I: Atenção
Ideb – Fundamental II: Alto
Eficiência – Fundamental I: Atenção
Eficiência – Fundamental II: Atenção
Diretores com formação superior: Baixo
Escolas em Tempo integral: Baixo
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SAÚDE
Despesa com pessoal: Crítico
Internações sensíveis à atenção básica na infância: Crítico
Unidades móveis: Crítico
Equipamentos de odontologia – Atenção Básica: Alto
Internações sensíveis à atenção básica: Alto
Enfermeiros – Atenção Básica: Alto
Médicos – Atenção Básica: Alto
Odontólogos – Atenção Básica: Alto
Internações sensíveis à atenção básica para idosos: Atenção
Custo per capita: Baixo
Cobertura das unidades básicas: Baixo
Equipamentos de odontologia quebrados – Atenção Básica: Baixo
DIÁRIO DO SERTÃO
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