header top bar

section content

Sousa, a cidade Sorriso da Paraíba completa 166 anos de emancipação Política nesta sexta-feira (10)

A cidade Sorriso da Paraíba comemora neste dia 10 de julho seus 166 anos de emancipação política

Por Campelo Sousa

10/07/2020 às 08h31 • atualizado em 10/07/2020 às 08h32

Sousa comemora 166 anos

Nesta sexta-feira, dia 10 de Julho, a cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, completa 166 anos de emancipação política.

Fundada pelo Padre Bento Freire de Sousa e pelo capitão-mor José Gomes de Sá, a cidade fica localizada às margens do Rio do Peixe, onde foi batizada inicialmente com o nome de “Jardim do Rio do Peixe”, mas logo depois o nome Sousa foi dado em homenagem a Bento Freire de Sousa, fundador da primeira Igreja local.

Vista aérea da praça da Matriz, em Sousa

Foi carinhosamente apelidada de ‘Cidade Sorriso’, devido a uma expressão atribuída pelo político paraibano, Alcides Carneiro, quando ele concorreu ao governo do Estado em 1947, e afirmou que Sousa era a cidade de muitos sorrisos. O apelido ficou como homenagem ao político.

Sousa tem repercussão internacional e é conhecida como a Terra dos Dinossauros, onde fica localizado o maior e mais importante sítio paleontológicos existentes no mundo: O vale dos dinossauros.

O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação do estado da Paraíba

A cidade é sinônimo de fé, simbolizados pelo ‘O Milagre Eucarístico de Sousa,’ que ocorreu no mês de março de 1814 e a construção da estátua de Frei Damião, que fica localizada no ponto mais alto do município de Sousa, denominado “Serrote da Benção de Deus”, distante 3 quilômetros da cidade, possui 6,5 metros e foi edificada no ano de 1976.

Um dos principais cartões postais da cidade, fica localizado no município de São Gonçalo, onde está localizado o açude que abastece a região. Durante sua sangria, vários paraibanos visitam o manancial para fotografar à paisagem composta pela natureza.

O açude de São Gonçalo voltou a sangrar em 2020 após 9 anos. O armazenamento total do manancial é de mais 40 milhões de metros cúbicos de água.

Açude de São Gonçalo (Foto: Charley Garrido)

Inaugurado em 1936, ele tem capacidade máxima para armazenamento de água do açude de São Gonçalo era de 44. 600.000 metros cúbicos, porém, após a reforma e construção das comportas feitas em 2019, a capacidade foi reduzida para 40.582.277 m³.

Hoje, a cidade têm quase 70 mil habitantes, e é atualmente comandada pelo Prefeito Fábio Tyrone (PSB).

DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa

Recomendado pelo Google: