header top bar

section content

Sousa, Cajazeiras e mais cidades Sertanejas terão chuvas acima da média no mês de junho, prevê físico

As previsões apontam para mais chuvas nesse mês de junho

Por Campelo Sousa

02/06/2020 às 16h16

Chuvas poderão voltar a atingir o Sertão

Uma boa notícias para os sertanejos que são apaixonados por chuva.

Segundo as previsões do físico Rodrigo César Limeira, as condições oceânicas continuam favoráveis para boas chuvas no Semiárido da Paraíba. De acordo com o estudioso, o Oceano Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste contínua bem quente, além da ausência esse ano do fenômeno climático e oceânico El Niño.

VEJA TAMBÉM

Chuva forte é registrada na cidade de Sousa durante a madrugada. Confira os índices na região!

Um outro parâmetro oceânico que esteve favorável durante os primeiros cinco meses do ano foi a temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico Norte, que desde 2018 vem passando pela fase negativa da Oscilação Muitidecadal, aspecto que é favorável as chuvas no Semiárido do setor norte do Nordeste, do qual faz parte o Semiárido da Paraíba. Desde 2018 as águas superficiais do Oceano Atlântico Norte se apresentam mais frias que o normal, principalmente durante o período da quadra chuvosa da região que é de fevereiro a maio, e durante a estação chuvosa de 2020 o fenômeno persistiu, o resultado foi de boas chuvas de forma geral no Semiárido do norte do Nordeste.

No acumulado do ano, os cinco municípios com maiores índices pluviométricos foram Cajazeiras com 1.604,4 mm, Olho D`Água com 1.494,3mm, Catingueira com 1.447,5mm, Cajazeirinhas com 1.361,9 mm e Nova Olinda com 1.276,9 mm, segundo dados do setor de Monitoramento da Aesa.

Em Sousa, até essa terça-feira (02) já foram registradas 1.102,7mm esse ano.

“Junho não é mais período de estação chuvosa no Semiárido paraibano, no entanto, em 2020 a perspectiva é de chuvas acima da média no interior da Paraíba, isso porque a conjuntura oceânica observada nos primeiros 05 meses do ano, continua favorável”, disse o estudioso.

Recomendado pelo Google: