header top bar

section content

VÍDEO: Pescador denuncia peixes mortos em Boqueirão de Piranhas, e Cagepa fala sobre qualidade da água

Durante passeio de canoa, pescadores avistaram peixes de porte grande mortos na água do açude. O caso deixou as pessoas preocupadas com a qualidade da água

Por Jocivan Pinheiro

02/06/2020 às 16h29 • atualizado em 02/06/2020 às 16h33

Um pescador localizou peixes mortos no Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), que abastece os municípios de Cajazeiras e Carrapateira, no alto sertão paraibano.

Durante passeio de canoa, o pescador e um amigo dele avistaram alguns peixes de porte grande mortos no açude. Eles filmaram e postaram em grupos de Whatsapp, deixando as pessoas preocupadas com a qualidade da água do manancial.

Engenheiro Avidos, que possui capacidade máxima de 293.617.376,00 m³ e atualmente está com 157.364.718 53,60 m³ (53,60%), abastece com água moradores de Cajazeiras e Carrapateira e também é fonte de alimentação para famílias que pescam camarão e peixes no local.

VEJA MAIS: Após fortes chuvas, barreiros enchem e voltam a transbordar na região de Sousa

O QUE DIZ A CAGEPA

A TV Diário do Sertão falou sobre o caso dos peixes mortos com o gerente regional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Cleudesmar Alexandre, e ele garantiu que isso não afeta a qualidade da água que chega nas torneiras.

Cleudesmar disse que, apesar de ser competência da Agência Nacional de Águas (ANA) monitorar a água do açude, o escritório regional da Cagepa enviou técnicos para colher uma mostra e realizar testes para saber se a morte dos peixes tem ligação com a água bruta do manancial.

“Nós, enquanto Cagepa, estamos vigilantes e atentos, e a população pode ficar tranquila porque do ponto de vista do abastecimento d’água, não tem nenhum problema, a água apresenta características excelentes para o abastecimento humano”, falou Cleudesmar.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: