DIA DA MULHER: Conheça mulheres de Sousa e Cajazeiras que se destacam na política, comunicação e ensino
O Diário do Sertão escolheu nove mulheres das cidades de Sousa e Cajazeiras para lembrar a data e a importância do empoderamento feminino
O Dia Internacional da Mulher é comemorado neste 8 de março, como ocorre anualmente há mais de um século. E, como em outras ocasiões, o Diário do Sertão escolheu nove mulheres das cidades de Sousa e Cajazeiras para lembrar a data e a importância do empoderamento feminino no nosso dia a dia.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do total da população paraibana, 51,71% eram de mulheres. E para representar a força feminina em Cajazeiras nos seus 565.899 km² e Sousa dos seus 738.547 km², escolhemos nove mulheres guerreiras que se destacam nas cidades no dia a dia. A deputada estadual Doutora Paula Francinete(PP), a ex-prefeita Denise Albuquerque (Cidadania), a radialista goretty Viderys, a professora universitária Mariana Moreira, a vereadora Léa Silva (DEM), madre Aurélia, as filhas do ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha (in memorian), Myriam Gadelha e Maria Alice e a vereadora sousense Bruna Veras.
UMA MULHER NA ASSEMBLEIA
Eleita no pleito eleitoral de 2018, doutora Paula é esposa do prefeito José Aldemir, sendo portanto primeira dama de Cajazeiras. Embora seja natural do município de São José de Piranhas, foi na cidade vizinha, em Cajazeiras, que a Doutora Paula Francinete ficou conhecida em toda a Paraíba pelo seu trabalho desde 2017 junto à prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde. Pelo reconhecimento da população, a médica foi eleita deputada estadual e hoje ocupa uma das 36 vagas na Casa de Epitácio Pessoa.
A deputada sertaneja disse que sua voz em defesa da região jamais será calada na Assembleia Legislativa.
“Jamais me calarei diante das necessidades do povo paraibano. O trabalho que desenvolvi na cidade de Cajazeiras me orgulha. Tudo que fiz na secretaria de saúde foi em prol do povo de minha querida Cajazeiras,” disse.
PRIMEIRA PREFEITA DA HISTÓRIA
Denise Albuquerque é odontóloga por formação e em 2012 entrou na política oficialmente. Seu marido, o ex-prefeito de Cajazeiras Carlos Antônio após impedimento judicial, confiou a ela a reta final da campanha e quando o resultado foi divulgado, um marco na história: Cajazeiras elegia a primeira prefeita da sua história política.
Denise governou a cidade no período de 2012 a 2016, atualmente fora do Poder Executivo, ela desempenha a função de secretária de desenvolvimento humano do governo do Estado, e já assumiu de público o desejo de novamente disputar a prefeitura de Cajazeiras nas eleições deste ano.
DO RÁDIO PARA A REDE SOCIAL
A sousense radicada em Cajazeiras Goretty Viderys assumiu papel de destaque na imprensa de Cajazeiras, atuando na Patamuté FM durante muitos anos. Em 2019 esse ciclo foi encerrado e ela inovou, através das redes sociais, se tornou a ‘Repórter do Povo’. Gravando vídeos de problemas e cobrando das autoridades as devidas soluções. Goretty também demonstra desejo de entrar na política e tudo indica de que será pré-candidata a vereadora de Cajazeiras nas eleições deste ano.
MARIANA, UMA MULHER FORTE
Mariana Moreira é jornalista por formação com passagens em várias empresas de comunicação de Cajazeiras, mas foi na carreira universitária que ela encontrou sua vocação. Combativa e preocupada com os problemas sociais, ela é uma das fiéis companheiras do Partido dos Trabalhadores na cidade, sendo ouvida em diversas ocasiões, inclusive já teve seu nome lembrada para a disputa eleitoral. Ligada umbilicalmente aos movimentos sociais, Mariana Moreira é mais uma mulher guerreira que supera dificuldades e ocupa todos os espaços possíveis na sociedade cajazeirense e paraibana.
ÚNICA VEREADORA NO PARLAMENTO
A professora Josefa Léa da Silva Santos, vereadora de Cajazeiras há mais de duas décadas é atualmente a única voz feminina no parlamento cajazeirense dentre as quinze vagas gerais. Léa foi por muitos anos, professora da rede estadual de ensino e orgulha-se de ter sido professora de vários cajazeirenses e cajazeirados que através da transmissão do conhecimento alcançaram postos de destaque no Brasil afora.
DESTAQUE NA POLÍTICA DE SOUSA
A mulher destaque na política sousense, é a advogada e única vereadora eleita em Sousa, Bruna Veras. Nas eleições 2016, ela foi eleita com 1.458 votos, a parlamentar tem levado a frente sua ‘missão’ de defender e representar todas as mulheres e população em geral na Câmara Municipal da Cidade Sorriso.
MULHER DE FÉ E CORAGEM
A freira e educadora Madre Aurélia da cidade de Sousa, há mais de 50 anos desempenha a função de percussora do ensino, Aurélia se define como “afetiva por natureza”. Ela que é ex-diretora do colégio Nossa Senhora Auxiliadora é uma mulher de força e coragem na sociedade sousense.
DUAS MULHERES SOUSENSE E O MESMO SANGUE
Filhas do casal Salomão Gadelha e Aline Pires Gadelha (ambos in memoriam), Myrim Gadelha e Maria Alice apesar dos traumas da dupla perda em 2010 e 2006, se recuperaram emocionalmente e construíram seus próprios caminhos. Hoje, Myriam é advogada, enquanto Maria Alice está cursando faculdade, seguindo os passos da irmã na advocacia. Myriam revelou que se identifica com o Poder Executivo e que tem conversado com a família sobre o assunto. “Embora eu me sinta muito útil na advocacia, acredito que me sentiria muito mais útil na política podendo fazer algo realmente efetivo pelas outras pessoas”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário