header top bar

section content

VÍDEO: Vereador cobra a convocação do concurso de Cajazeiras: ‘Era de urgência e o prefeito não convoca’

A Prefeitura afirmou que ainda tem 2 anos para chamar os concursados, conforme está descrito no Edital

Por Campelo Sousa

16/11/2019 às 13h41

O vereador Jucinério Félix (Cidadania) tem recebido diversas denúncias de pessoas que realizaram o concurso público para a Prefeitura de Cajazeiras, no Sertão do estado, das quais foram aprovadas e que ainda não foram convocadas para o serviço público. O parlamentar cobra da gestão municipal a convocação dos aprovados no certame.

“Nós sabemos que há 1 ano a Câmara Municipal de Cajazeiras aprovou esse concurso em Novembro de 2018, e esse concurso veio a ser realizado em julho de 2019, olhe o tanto de tempo que demorou, foram 8 meses da aprovação para o concurso para a sua realização. Então  a gente teve que cobrar muito na imprensa, na tribuna da Câmara para que o prefeito realizasse as provas. Esse projeto chegou a Câmara  dos vereadores para ser aprovado com extrema urgência… e agora estamos em novembro de 2019, há 1 ano que a Câmara aprovou esse concurso e o prefeito não convoca, não coloca esse povo aprovado no concurso para trabalhar”, afirmou o vereador.

O vereador fez cobranças da gestão para que aprovados sejam contratados

Jucinério ainda relembra que no último dia 06 de agosto, a juíza da 5ª Vara Mista da Comarca de Cajazeiras suspendeu liminarmente o concurso público da prefeitura da cidade e que somente após a decisão a empresa divulgou a relação dos aprovados.

“O concurso já está homologado, é preciso que chame essas pessoas que estudaram, que passam e que pagaram esse concurso. É importante porque a porta de entrada do serviço público tem que ser através de concurso público, então eu sou favorável ao concurso e que urgentemente o senhor prefeito, o senhor secretário de administração, convoque os concursados”

Segundo o vereador, é inadmissível que a gestão municipal contrate servidores tendo pessoas aprovadas no concurso aguardando somente a convocação: “O que eu estou sabendo aí é já  tem história de ter contratado médicos. Não tem médicos aprovados no concurso público? Porque vai contratar? Vamos convocar os aprovados no concurso público. Há pessoas de várias categorias que precisam ser convocados para poder atender ao serviço público, e temos aí várias reclamações nas repartições públicas principalmente na área da saúde, faltando profissionais… é preciso urgentemente, o senhor prefeito de Cajazeiras, convocar os concursados do último concurso da prefeitura de Cajazeiras”, concluiu Jucinério.

O QUE DIZ A PREFEITURA
A prefeitura reagiu às denúncias de Jucinério, em contato por telefone o secretário de governo e articulação política José Anchieta disse que a gestão iniciará a convocação paulatina dos aprovados a partir de janeiro de 2020.

Secretário José de Anchieta

“No edital está muito claro: a prefeitura tem 2 anos para chamar os concursados, podendo esse prazo ser renovado por 2 anos. Então, a prefeitura não vai agir sob pressão, não vai cometer nenhum desatino porque tem responsabilidade a se cumprir sobre a folha de pagamento, então a gente não pode estar acima do índice permitido pela Lei de responsabilidade fiscal.. o concurso é feito para a substituição do pessoal contratado, conforme compactuado com o Ministério Público e a chamada, claro, será feita de acordo com as possibilidades orçamentárias e financeiras da prefeitura”, disse o secretário José Anchieta.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: