Prefeitura de Bonito de Santa Fé se engaja no Novembro Azul e promove ‘Dia D’ da campanha
Neste mês, toda a rede de atenção básica à saúde do município se volta para a campanha de prevenção ao câncer de próstata
A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria do Trabalho e Ação Social realizou nesta quinta-feira (14), uma grande mobilização na campanha do Novembro Azul. Neste mês, toda a rede de atenção básica à saúde do município se volta para a campanha de prevenção ao câncer de próstata.
O dia D aconteceu em frente à Secretaria de Ação Social, na Avenida Batista Leite. A ação contou com a presença de mais de 165 homens, que realizaram exames de PSA, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Aconteceu palestra sobre o câncer de próstata com o médico João Victor Luna, orientações com a enfermeira Glaydes Melry, sorteio de brindes e coffee breack para os presentes.
O Prefeito Chico Pereira ao participar da ação e relatar a importância da mesma, se disse estar surpreendido com a quantidade de homens presentes, “É frequente vermos a baixa participação do público masculino em ações referente aos cuidados com a saúde, principalmente no tocante ao câncer de próstata, mas, hoje vimos que os homens de Bonito estão quebrando esse tabu.”
O Prefeito Chico Pereira ainda falou da importância da campanha de prevenção, “Precisamos conscientizar ainda mais que o homem tem que fazer a prevenção. Tratar uma doença já estabelecida custa muito caro, é oneroso para a pessoa e para a rede de saúde, e a importância de um momento como esse é justamente combater os preconceitos e fazer com que os homens passem a se cuidar mais.”, destacou.
VEJA TAMBÉM
Prefeito de Bonito de Santa Fé anuncia que o Estado vai asfaltar trecho que liga Bonito a Mauriti-CE
Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.
Fotos
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário