header top bar

section content

Prefeitura de Bonito de Santa Fé se engaja no Novembro Azul e promove ‘Dia D’ da campanha

Neste mês, toda a rede de atenção básica à saúde do município se volta para a campanha de prevenção ao câncer de próstata

Por Secom

15/11/2019 às 13h14 • atualizado em 15/11/2019 às 13h16

Equipe de saúde de Bonito de Santa Fé

A Prefeitura Municipal de Bonito de Santa Fé, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria do Trabalho e Ação Social realizou nesta quinta-feira (14), uma grande mobilização na campanha do Novembro Azul. Neste mês, toda a rede de atenção básica à saúde do município se volta para a campanha de prevenção ao câncer de próstata.

O dia D aconteceu em frente à Secretaria de Ação Social, na Avenida Batista Leite. A ação contou com a presença de mais de 165 homens, que realizaram exames de PSA, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Aconteceu palestra sobre o câncer de próstata com o médico João Victor Luna, orientações com a enfermeira Glaydes Melry, sorteio de brindes e coffee breack para os presentes.

O Prefeito Chico Pereira ao participar da ação e relatar a importância da mesma, se disse estar surpreendido com a quantidade de homens presentes, “É frequente vermos a baixa participação do público masculino em ações referente aos cuidados com a saúde, principalmente no tocante ao câncer de próstata, mas, hoje vimos que os homens de Bonito estão quebrando esse tabu.”

O Prefeito Chico Pereira ainda falou da importância da campanha de prevenção, “Precisamos conscientizar ainda mais que o homem tem que fazer a prevenção. Tratar uma doença já estabelecida custa muito caro, é oneroso para a pessoa e para a rede de saúde, e a importância de um momento como esse é justamente combater os preconceitos e fazer com que os homens passem a se cuidar mais.”, destacou.

VEJA TAMBÉM

Prefeito de Bonito de Santa  anuncia que o Estado vai asfaltar trecho que liga Bonito a Mauriti-CE

Prefeito Chico Pereira realiza exame em UBS

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.

Fotos

Recomendado pelo Google: