header top bar

section content

Alunos da UFCG desenvolvem projeto de extensão para crianças internadas em hospitais de Cajazeiras

O projeto conta com dez voluntários, dois bolsistas, dois colaboradores e uma coordenadora

Por Diário do Sertão com assessoria

31/10/2019 às 08h44 • atualizado em 31/10/2019 às 08h46

Voluntários do projeto de extensão da ETSC/UFCG - Cajazeiras

O “Quem conta um conto, encanta uns tantos!” é um projeto de extensão da ETSC/UFCG – Cajazeiras, no Sertão do estado, que têm reuniões e ações semanais no HUJB (Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira) e no CCA (Centro da Criança e do Adolescente), sendo de quinze em quinze dias em cada instituição.

Acreditando que os efeitos da hospitalização e da institucionalização poderão ser prejudiciais à integridade psicológica da criança, as atividades lúdicas consistem em importantes estratégias de educação e cuidado em saúde, que visam amenizar as tensões naturais do próprio ambiente e estimular a criança a desenvolver a sua imaginação.

Voluntários do projeto de extensão da ETSC/UFCG – Cajazeiras

As crianças e os adolescentes institucionalizados e hospitalizados precisam interagir efetivamente e afetivamente com pessoas, objetos, símbolos e com um mundo externo acolhedor. Dessa forma, tais instituições precisam fazer parte da rede de apoio social e afetivo, fornecendo recursos para o enfrentamento de eventos negativos advindos tanto de suas famílias quanto do mundo externo, modelos identificatórios positivos, segurança e proteção. Somente assim oferecerá um ambiente propício para o pleno desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das crianças e adolescentes inseridos nesses contextos. Para isso, faz-se necessário desenvolver ações que venham a atender às necessidades advindas destes processos.

O projeto conta com dez voluntários, dois bolsistas, dois colaboradores e uma coordenadora. Visando mudar a realidade em que as crianças presenciam no momento, o grupo leva alegria em forma de musicais, histórias, brincadeiras, teatro de fantoches e etc.

Na quinta-feira (10), o grupo participou da V Semana da Criança do HUJB, levando o musical “Aquarela – Toquinho”.

Voluntários do projeto de extensão da ETSC/UFCG – Cajazeiras

Na quinta-feira (17), o grupo e alguns admiradores do projeto realizaram uma festa linda para as crianças do CCA. Contando com muitas brincadeiras, pipoca, algodão doce presentes e parquinhos foi proporcionado às crianças uma tarde de diversão para os institucionalizados.

O projeto possui uma conta no instagram e os admiradores do mesmo, podem ficar por dentro de todas as ações seguindo o @1contoencanta.

Recomendado pelo Google: