Em Sousa: Diretora do hemonúcleo mostra o passo a passo da doação de sangue. VÍDEO!
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg
A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
A reportagem do Diário do Sertão, esteve no hemonúcleo da cidade de Sousa, e conversou com a diretora Cintia Tavares, e ela mostrou o passo a passo do processo de doação de sangue.
Quais são os requisitos para doação de sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Você sabia? doadores de sangue tem direito à meia entrada em eventos e prioridades em agências bancárias em Sousa
As etapas para doação de sangue:
1. CADASTRO
Para realizar o cadastro é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto ou cópia autenticada, além de informações para contato de forma a garantir a comunicação do Hemonúcleo com o doador.
2. PRÉ-TRIAGEM
Após a realização do cadastro, serão realizados exames de verificação de pressão arterial, dosagem de hemoglobina e verificação de peso.
3. TRIAGEM CLÍNICA
O candidato passa por uma entrevista individual e sigilosa para verificar se a doação pode ser feita naquele momento. Para sua segurança é importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade, clareza e honestidade. Caso a doação não possa ser feita, o candidato recebe orientações sobre o motivo e o tempo que deverá permanecer sem doar sangue e é encaminhado para acompanhamento, quando necessário. Caso a doação possa ser feita o candidato é encaminhado para coleta do sangue, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
4. LANCHE
O doador faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de apresentar problemas durante a doação.
5. COLETA DE SANGUE
Nesta etapa, a doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml em um tempo médio de 7 a 10 minutos.
8. COMPROVANTE DE DOAÇÃO
Cerca de 45 dias após a doação, será enviado para a residência do doador o Comprovante de Doação com informações do tipo sanguíneo e resultado de exames sorológicos. Caso seja necessário esclarecimento sobre os resultados, será enviada uma carta solicitando que o doador compareça novamente ao Hemonúcleo para coletar uma nova amostra de sangue e receber orientações.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário