header top bar

section content

Sousense é compatível e vai doar medula óssea para paciente que aguarda transplante em São Paulo

As pessoas que tiverem interesse em doar sangue ou medula óssea podem se dirigir ao hemonúcleo para realizar o cadastro

Por Campelo Sousa

23/09/2019 às 15h09 • atualizado em 23/09/2019 às 15h23

Flávia Gadelha fez cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea

A assistente social, Flávia Gadelha, de 35 anos, é doadora de medula óssea e foi compatível com um paciente que aguardava na fila à espera de um transplante de medula em um hospital de São Paulo. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.

Mais Enilde
Flávia participou do projeto “Mais Enilde” realizado pela empresa Laticínio Belo Vale Isis, no início do mês de maio deste ano no Hemonúcleo de Sousa, a campanha busca novos doadores de sangue e medula, e Flávia aproveitou e fez o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

A diretora do Hemonúcleo de Sousa, Cíntia Tavares, falou que a doadora vai viajar para São Paulo e e a coleta será feita no Hospital Albert Eistein.

“É um caso raro, mas que sirva de exemplo para que que mais pessoas venham também se juntar ao grupo de doadores de sangue e de medula óssea, pois existem pacientes precisando desse tipo de ajuda para sobreviver”, disse Cíntia.

Flávia ao lado da diretora do hemonúcleo de Sousa, Cintia Tavares

O transplante
A medula óssea é o órgão que produz as células do sangue e do sistema imunológico (de defesa). O transplante de medula óssea é uma forma de tratamento que renova as células da medula óssea.

+ MILAGRE: pela 2ª vez, sertanejo é compatível para doação de medula óssea e ajudará a salvar vidas

+ menino precisa doação de medula para sobreviver; irmã morreu com a mesma doença

Como doar?
Em contato com o Diário do Sertão, a diretora do hemonúcleo de Sousa, Cíntia Tavares, afirmou que as pessoas interessadas em doar podem se dirigir ao hemonúcleo portando o cartão do SUS, RG e um comprovante de residência e devem ter idade entre 18 e 55 anos.

Veja mais: projeto “Mais Enilde” bate recorde de doações em Sousa: 280 de sangue e 120 de medula óssea

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: