header top bar

section content

Manifestantes protestam contra empresário por áudio homofóbico, no Ceará

Na mensagem, que circulou nas redes sociais no último final de semana, proprietário de restaurante teria dito para "matar esses safados, esses 'viados' 'tudinho'"

Por Antonio Rodrigues - Diário Cariri

17/09/2019 às 16h17

Foto: Wagner Pereira

Uma manifestação aconteceu na noite desse domingo (15), na Praça da Sé, em Crato, contra o proprietário de um restaurante que teria dito palavras de cunho homofóbico. A mensagem, que teria sido dita em áudio transmitido em um aplicativo de mensagens, tomou conta das redes sociais no último final de semana. Ao todo, 26 organizações, a maioria de apoio às causas LGBT, participaram do ato. Segundo os organizadores, 2 mil pessoas estiveram presentes.

No áudio, o empresário teria dito o seguinte: “O que o Bolsonaro faz aqui em oito meses, se o Lula ficasse mais trinta não ia fazer. Ele ia virar isso aqui em uma Venezuela, numa Bolívia, como tá acontecendo lá (…) Tem que acabar com ‘viados’, matar esses safados, esses ‘viados’ ‘tudinho’“. A reportagem tentou contato por telefone, mas as ligações não foram atendidas.

VEJA TAMBÉM: LAMENTÁVEL: Homossexual é encontrado morto após desaparecer misteriosamente de casa no Vale do Piancó

A mensagem causou revolta dos movimentos sociais que retransmitiram o áudio durante a manifestação em um carro de som, em frente ao estabelecimento do empresário. Com cartazes, faixas e gritando palavras de ordem, o ato aconteceu após a missa e durou duas horas. “Muitos heterossexuais participaram dando apoio, solidariedade”, enfatiza André Lacerda, representante da Associação em Defesa e Cidadania dos Homossexuais de Crato (Adacho)

“Os nossos inimigos estão bem unidos contra nós, os LGBTs caririense. Infelizmente, ainda estamos desorganizados. Precisamos compreender que a homofobia é agradável para os ‘heterossexista’. Eles esquecem as diferenças raciais, étnicas, religiosas e políticas, por quê? Porque eles colocam o identitarismo heterossexual hegemônico acima de tudo. Eles se unem para acabar com os LGBTs e para fazer das nossas vidas um inferno”, desabafou André.

O representante da Adacho espera que este ato, que foi pacífico, sirva para fortalecer a identidade LGBT no Cariri. “Não há espaço para ser moderado, há espaço apenas para ser radical e lutar para dizer LGBTfobia é crime. Apenas uma identidade radical consegue viver em tempos difíceis. Radicalize-se para viver”, enfatizou.

Crime

No último dia 13 de junho, o Supremo Tribunal Federal determinou que a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero passe a ser considerado um crime. A conduta passou a ser punida pela Lei do Racismo (7716/89), que prevê delitos de discriminação ou preconceito por “raça, cor, etnia, religião e procedência nacional”. Inafiançável e imprescritível, a pena pode ser de um a cinco anos de prisão e, em alguns casos, multa.

Fonte: Antonio Rodrigues - Diário Cariri - http://blogs.diariodonordeste.com.br/cariri/seguranca/em-crato-manifestantes-protestam-contra-empresario-por-audio-homofobico/24607

Recomendado pelo Google: