VÍDEO: Encontro histórico em Marizópolis cria projeto para desenvolver as regiões de Sousa e Cajazeiras
Lideranças criaram o "Projeto Intersecção'', fórum permanente envolvendo Marizópolis, Sousa, Cajazeiras, S. J. do Rio do Peixe, Narazerinho e S. J. da Lagoa Tapada
A Câmara Municipal de Marizópolis, no Sertão da Paraíba, sediou neste sábado (10) uma audiência pública que reuniu prefeitos, vereadores, deputados estaduais e pesquisadores que discutiram demandas da sociedade com o objetivo de encontrar ações eficientes que promovam o desenvolvimento integrado da região.
O resultado do encontro foi a criação do “Projeto Intersecção”, fórum permanente de desenvolvimento da região envolvendo as cidades de Marizópolis, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Narazerinho e São José da Lagoa Tapada.
A proposta compõe a “Carta de Marizópolis”, documento formatado a partir das discussões da audiência e que será enviada ao Governo da Paraíba, à Assembleia Legislativa e aos parlamentares da bancada federal paraibana.
O jornalista marizopolense Heron Cid, idealizador da audiência, explicou que o objetivo do fórum será construir iniciativas a partir dos pontos em comum entre esses municípios.
“Há em torno de cidades-polos municípios que não conseguiram avançar apesar de esforços de gestões. Mas pelas suas debilidades econômicas não conseguiram despertar suas grandes vocações e terem uma visão integrada para complementar suas potencialidades. O Sertão da Paraíba e a cidade de Marizópolis deram um grande passo para a construção desse debate que é fundamental”, destacou Heron.
VEJA TAMBÉM: Em Salvador, governador da Paraíba destaca importância do Consórcio Nordeste para atração de investimentos
O presidente da Câmara, Osmar Vitalino, conduziu os trabalhos que contaram com exposições do ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz; do ex-secretário de Planejamento do Estado, Tárcio Pessoa; do reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior; do diretor do Instituto Federal de Educação (IFPB) de Sousa, Francisco Sucupira; e do ex-secretário do Orçamento Democrático de João Pessoa, Rômulo Oliveira.
“É preciso desconcentrar o desenvolvimento que está só vindo para Sousa e Cajazeiras. É preciso pensar nas cidades do entorno, porque os cidadãos dessas cidades terminam migrando para elas. Quando chegam em Sousa e Cajazeiras, não encontrando emprego, vão terminar indo morar nas periferias e são alvos fáceis da marginalidade”, disse o ex-reitor da UFCG, Thompson Mariz.
O prefeito de Marizópolis, José Lins Braga, também esteve presente ao lado do prefeito de Nazarezinho, Salvam Mendes, do prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra, e de secretários municipais de Cajazeiras e Sousa.
A audiência contou ainda com a participação dos presidentes de quatro frentes parlamentares da Assembleia Legislativa: Eduardo Carneiro (PRTB – Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico), Pollyanna Dutra (PSB – Semiárido), Lindolfo Pires (Podemos – Cooperativismo) e Jeová Campos (PSB – Águas), além do deputado estadual Cabo Gilberto (PSL).
“Eu entendo que o desenvolvimento parte dessa integração, ou seja, não vai ter uma Marizópolis pobre e uma Sousa rica, ou vice-versa. Temos que saber que todos pertencemos ao mesmo quinhão e estamos aqui lutando para que Marizópolis possa ter reafirmação no cenário econômico do nosso estado”, frisou o deputado Lindolfo Pires.
Redação DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário