header top bar

section content

Estudante de Arquitetura é aprovada com nota máxima com TCC sobre igrejas de Cajazeiras

Talita explicou que o tema escolhido foi devido à falta de documentos em relação ao acervo arquitetônico da cidade de Cajazeiras.

Por Diário do Sertão

24/06/2019 às 14h59

Talita Ouriques Pedrosa Diniz

A estudante de Arquitetura da Faculdade Santa Maria, Talita Ouriques Pedrosa Diniz teve seu Trabalho de Conclusão de Curso aprovado com nota máxima, intitulado: Documentando o Patrimônio Arquitetônico Religioso de Cajazeiras/PB. Essa produção de grande relevância para história da cidade, contribui para alimentar o acervo patrimonial da localidade.

O trabalho aborda as três grandes igrejas da cidade: a Paróquia Nossa Senhora de Fátima; o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (Paróquia da FAFIC); e a Catedral Nossa Senhora da Piedade, retratando a história de cada edificação e suas características de modo geral, mostrando também a atual configuração do seu estado de conservação.

Talita explicou que o tema escolhido foi devido à falta de documentos em relação ao acervo arquitetônico da cidade de Cajazeiras.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Fonte: Acervo DINIZ, 2019)

“Em função das necessidades humanas, as cidades vêm sofrendo com diversas transformações e modernizações ao longo dos anos. Com a crescente ocupação espacial e territorial da arquitetura contemporânea, muitas das vezes, os acervos mais antigos são perdidos, onde muitas dessas obras não são reconhecias, ou mesmo, não gozam de efetivas políticas públicas para a sua proteção e/ou conservação. A documentação dessas edificações tem sido uma ferramenta fundamental como elemento de informação, de modo a torná-las reconhecidas, colaborando para alimentar o acervo patrimonial, de forma a salvaguardar a história desses bens, trazendo uma reflexão sobre o quão é importante a valorização e preservação da memória cultural do patrimônio edificado da cidade de Cajazeiras, contribuindo para estudos futuros acerca desse contexto”, destacou a estudante.

Catedral Nossa Senhora de Fátima. (Fonte: Acervo DINIZ, 2019)

O TCC
O trabalho foi orientado pelas Profª Esp. Mirela Davi de Melo e Profª Ma. Pollyanna Priscila de Souza Lima e como banca avaliadora Profª Isabel Sobral de Abreu Lima, todas docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Maria.

Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (Fonte: Acervo DINIZ, 2019)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: